Notícia na íntegra
Chuvas deixam 18 pontos de alagamentos nesta quinta
As chuvas que caíram na em São Paulo desde o início da tarde desta quinta-feira (16) causaram 18 pontos de alagamentos na cidade. Até às 16h40, quando todas as regiões já tinham retornado para o estado de observação, nove acúmulos de água nas vias seguiam ativos, sendo ste transitáveis e dois intransitáveis. Outros nove locais já estavam inativos.
Os pontos intransitáveis às 16h, ficavam na Mooca, na rua Casemiro de Abreu com a Silva Telles e também na rua Barra do Tibaji na Sé e avenida Professor Abrão de Morais, no Ipiranga. As subprefeituras das regiões já foram acionadas. Durante todo o dia até às 16h, foram registradas quedas de nove árvores e 63 semáforos desligados.
Às 13h, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos para as zonas Norte, Oeste e Centro, incluindo as marginais Pinheiros e Tietê. As zonas Leste, Sul e Sudeste entraram em estado de atenção por volta das 13h27. Todas as regiões retornaram para o estado de observação às 15h15, com exceção da Zona Sul, que voltou às 16h.
O forte temporal começou pela Zona Norte e se espalhou para outras regiões da Cidade. No trajeto das chuvas houve queda de granizo e rajadas de vento que chegaram aos 75km/h. Até o meio da tarde, a região mais atingida era a Zona Norte. No bairro da Freguesia do Ó, a estação meteorológica automática do CGE registrou cerca de 67milímetros em aproximadamente uma hora. Hoje, as temperaturas não subiram muito em função do aumento da quantidade de nuvens e das chuvas. A máxima chegou aos 28ºC com taxas de umidade em torno dos 50%.
Os bairros que registravam maior precipitação até às 16h, eram Freguesia do Ó com 65,5 milímetros, Santo Amaro (32,8mm), Anhembi (31,2mm), Santana (26,5mm), Itaquera (16,8mm) e Penha (14,8mm). Segundo o CGE, as instabilidades que atingiram a Capital e cidades vizinhas se deslocam gradualmente para a Baixada Santista e Litoral Norte. As chuvas diminuem gradualmente, restando apenas chuva leve nas próximas horas. No período da noite, retorna a condição para chuvas de até moderada intensidade.
O avanço de uma frente fria sobre o Oceano na costa sul do País e áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo irão provocar chuvas com maiores volumes pelo menos até sexta-feira (17). O dia deve amanhecer com sol e céu parcialmente nublado. As temperaturas variam entre mínima de 19ºC e máxima de 27ºC. Os percentuais de umidade do ar se mantém entre 55% e 95%.
As simulações mais recentes indicam que esse padrão típico de verão muda um pouco a partir do sábado (18). Os ventos mudam de direção e passam a soprar predominantemente do mar para o continente. Assim, o dia fica com maior quantidade de nuvens e probabilidade de chuva fraca e garoa, principalmente ao amanhecer e no fim da tarde. Mínima de 18ºC e máxima de 28ºC.
Atenção para enchentes
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil colocou às 13h20 desta quinta-feira (16) as regiões de Santana, Pirituba, Jaraguá, Freguesia do Ó, Vila Maria, Vila Guilherme e Casa Verde estão em estado de atenção para enchentes e saíram do estado às 15h20. A medida é preventiva, pois com previsão de chuvas, enchentes podem ser causadas.
Regiões em estado de atenção para deslizamentos
Com as chuvas dos últimos dias, o solo encontra-se bastante encharcado, portanto requer cuidado para possíveis deslizamentos de terra em áreas de risco da cidade. As seis subprefeituras da Zona Leste, Guaianases, Vila Prudente, Cidade Tiradentes, Penha, São Mateus e Aricanduva que entraram em estado de atenção nesta semana ainda permanecem. As regiões de Cidade Ademar, Perus e Butantã também se encontram em estado de atenção para deslizamentos.
As regiões de São Miguel Paulista e Freguesia do Ó foram colocadas em em estado de atenção para escorregamentos às 13h35 desta quinta-feira (16). As regiões de Guaianases, Penha, São Mateus, Aricanduva/Vila Formosa e Itaim Paulista voltaram ao estado de observação para deslizamentos às 16h55. Esse tipo de alerta é emitido quando as regiões tiveram chuvas acumuladas de 72 horas e têm previsão de continuidade.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk