Notícia na íntegra

Sábado, 11 de Janeiro de 2014 | Horário: 13:42
Compartilhe:

Chuvas: São Paulo teve um ponto de alagamento neste sábado

Atualizado às 19h53


Instabilidades associadas ao forte calor provocaram pancadas de chuva forte na tarde deste sábado (11). A maior parte da cidade entrou em estado de atenção. As zonas norte, leste, oeste e o centro, além das Marginais Pinheiros e Tietê, permaneceram em atenção de 15h20 até 16h20. Na zona sudeste, o estado ocorreu de 16h às 16h20. A chuva teve mais intensidade na região central (10,8 mm) e nos bairros de Itaquera (11,4 mm), Vila Prudente (16,2 mm) e Vila Mariana (12,8 mm).


 

Em toda a Capital, ocorreu apenas um ponto de alagamento na Praça da Bandeira com a rua Riachuelo, na região central. O local permaneceu intransitável por 17 minutos. De acordo com imagens de radar meteorológico, houve registro de precipitação intensa na zona leste, principalmente entre os bairros de Mooca, Vila Prudente e região de divisa com os municípios do ABC paulista. Na zona sudeste, região de Ipiranga e Jabaquara, assim como nas cidades de São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, a chuva foi forte, inclusive com potencial de queda de granizo. Segundo informações de munícipes, foi observada queda de granizo na região de São Miguel Paulista, na zona leste, por volta das 15h45. Às 15h50, também foi observada queda de granizo na altura da Avenida Paulista, nos Jardins.

 

Depois das chuvas, foram registradas quedas de 13 árvores (veja no Mapa a localização). Duas ocorrências deste tipo foram registradas no Ipiranga, na avenida Dr. Gentil de Moura e na rua José Marti. As demais quedas ocorreram nas subprefeituras de Ermelino Matarazzo (rua Dr. Assis Ribeiro), da Sé (rua Eduardo Chaves) e de Capela do Socorro (rua Manuel Raimundo Querino). Nenhuma das vias ficou intransitável devido aos acidentes.

 

Rajadas de vento de 64,8km/h foram registradas no aeroporto de Guarulhos às 15h15. Nos aeroportos Congonhas e Campo de Marte os ventos ficaram entre 45 km/h e 35 km/h.

 

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências, a condição para chuvas diminui sensivelmente nas próximas horas. Neste fim de tarde e no decorrer da noite resta apenas variação de nuvens. Durante a próxima madrugada, o tempo permanece abafado, e a mínima prevista é de 21ºC.  

 

O domingo (11) deve começar com poucas nuvens e termômetros na casa dos 21ºC. O predomínio de sol vai favorecer a elevação das temperaturas, que atingem 31ºC nas horas mais quentes do dia. As taxas de umidade relativa do ar variam entre 40% e 90%. A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria com fraca atividade pelo Oceano aumenta a instabilidade sobre a região da Grande São Paulo. A previsão é de temporais com rajadas de vento, queda de granizo e alto potencial para a formação de alagamentos.

 

A próxima semana mantém as características da anterior, ou seja, dias ensolarados e com temperaturas acima da média esperada. A segunda-feira (13) inicia com maior quantidade de nuvens e termômetros em torno dos 20ºC. As precipitações ocorrem no fim da tarde em forma de pancadas isoladas e se estendem para as primeiras horas da noite.
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn