Notícia na íntegra

Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2014 | Horário: 17:12
Compartilhe:

Chuvas: Todas as regiões da cidade voltam ao estado de observação

Atualizado às 20h53

Todas as regiões da cidade voltaram ao estado de observação. A cidade chegou a registrar 23 pontos de alagamento ao longo da tarde e início da noite. Agora, às 20h, são 11 pontos de alagamento mais críticos nas regiões de Cidade Ademar, Campo Limpo, Cidade Dutra, M’Boi Mirim e Santo Amaro. O córrego do Morro S, que passa por M’Boi Mirim e Campo Limpo, transbordou; na Cidade Ademar, três córregos também transbordaram: Olaria, Cordeiro e Zavuvus. Inundações foram registradas nas regiões de Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista. 



Obras de drenagem estão em andamento nas regiões afetadas. Na Bacia do Zavuvus, a intervenção encontra-se em fase de pré-qualificação; no Córrego Cordeiro, a obra já está em andamento. No Córrego do Morro S, a intervenção encontra-se em fase de detalhamento de obra. (Para saber todas as obras e ações da Prefeitura em relação às chuvas, clique aqui
)



O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou às 19h02 estado de alerta para as subprefeituras de M' Boi Mirim e Campo Limpo. Às 19h15 a subprefeitura de Cidade Ademar também ficou em alerta. Segundo o órgão, o estado de atenção para enchentes permanece nos outros bairros da Zona Sul e nas regiões Oeste, Sudeste, Leste e Marginais.


Desabamento

Na Subprefeitura de Cidade Ademar, 
Duas residências localizadas no bairro de Americanópolis, na Zona Sul, desabaram no início da noite desta quinta-feira (23) em função das fortes chuvas que atingiram a região. Uma residência, que segundo a Defesa Civil já havia sido interditada por apresentar riscos, desabou na avenida Brás de Abreu, sem deixar vítimas.



Por volta das 18h40, um imóvel localizado na rua Jorge Rubens Neiva de Camargo desabou parcialmente. Cinco pessoas foram socorridas, duas delas em estado grave. Elas foram atendidas por equipes do Corpo de Bombeiros e levadas para hospitais da região.  



Estado de atenção 
Às 17h57, a Defesa Civil decretou estado de Atenção para enchentes nas regiões das subprefeituras de Santo Amaro, Campo Limpo, Capela do Socorro, Parelheiros, M’ Boi Mirim, Ipiranga, Vila Mariana, Pinheiros, Cidade Ademar e Jabaquara. A medida é preventiva, em função das fortes chuvas.


O aeródromo de Cumbica, no município de Guarulhos, registrou às 17h rajadas de vento de aproximadamente 37km/h.


Os alagamentos passaram a ser registrados pelo CGE a partir das 17h47. Até o momento foram registrados 13 pontos de alagamentos intransitáveis nos seguintes endereços:


- Rua Cesar Franck - Cidade Ademar
- Avenida Guarapiranga, na altura da Rua José Rafaeli


- Avenida Interlagos, próximo a Avenida Eng. Eusébio Stevaux 
- Avenida Interlagos, próximo a Avenida Eng. Allyrio Hugueney de Mattos
- Avenida Interlagos, próximo a Avenida Yervant Kissajikian


- Avenida Interlagos, próximo a Avenida Nossa Senhora do Sabará
- Avenida Roque Petroni Junior - Santo Amaro
- Avenida Vitor Manzini - Santo Amaro
- Avenida Santo Amaro - Santo Amaro
- Avenida Interlagos - na altura da Ponte Irmã Agostina

- Avenida das Nações Unidas, na altura da avenida Octalles Marcondes Ferreira


Outros seis pontos de alagamentos transitáveis foram registrados nos endereços:


- Avenida Atlântica, próximo a rua Manuel Bitencourt e Sá
- Avenida Guarapiranga


- Estrada do M' Boi Mirim
- Avenida Nossa Senhora do Sabará
- Avenida das Nações Unidas, próximo a ponte Santo Dias da Silva
- Avenida das Nações Unidas, próximo a rua Forenville


A Defesa Civil informa que é de extrema importância que a população siga as orientações do órgão para que vidas sejam preservadas e os desastres evitados. Acesse:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/


Trabalho Preventivo


A Defesa Civil monitora a previsão do tempo, por meio da parceria com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) que observa as condições meteorológicas e as transmite para a Defesa Civil. A partir destes dados são decretados os estados de criticidade (de acordo com o índice pluviométrico ou por medida preventiva) que podem ser de atenção, alerta ou alerta máximo:


Tempo


Ainda segundo o CGE, a tarde termina com chuvas na Capital. Imagens de radar meteorológico apontam precipitação moderada com pontos fortes em praticamente todos os bairros da Zona Leste. Na Zona Sul, chove moderado em boa parte da região, com pontos fortes na altura de Cidade Ademar e Capela do Socorro. Entre as Zonas Norte, Oeste e o Centro, a chuva ocorre de maneira fraca. Conforme os meteorologistas do CGE, na próxima hora as chuvas devem atingir outras localidades da Capital, variando de intensidade. 



Os próximos dias seguem com condições típicas de verão na Capital paulista. Na sexta-feira (24), o sol aparece e a temperatura máxima beira os 33ºC. No final da tarde, a combinação entre o calor intenso e a chegada da brisa marítima favorece a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva. Como nos últimos dias, há potencial para chuvas fortes, raios e formação de alagamentos.

No sábado (25), data em que a Cidade de São Paulo comemora 460 anos, o sol aparece entre nuvens e a sensação será de tempo abafado. A partir da tarde, a formação de uma área de baixa pressão contribui para o aumento da instabilidade, causando fortes pancadas de chuva. Por conta do solo encharcado, o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de encostas permanece elevado. Os termômetros variam entre 22ºC e 32ºC.



Orientações
A Defesa Civil informa que é de extrema importância que a população siga as orientações do órgão para que vidas sejam preservadas e os desastres evitados. Acesse:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/



 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn