Notícia na íntegra
Ciclistas terão faixas exclusivas em 12 pontes na capital
A circulação de bicicletas ficará mais segura nas pontes na capital, com intervenções que criarão uma faixa exclusiva para ciclistas. O prefeito Fernando Haddad apresentou nesta terça-feira (7) em entrevista coletiva projetos para 12 pontes, que incluem readequação de alças de acesso e interligação com ciclovias nos bairros. A travessia pelas pontes é apontada pelos ciclistas como uma das principais dificuldades na circulação pela cidade. Para oferecer mais segurança para os ciclistas nas ruas de São Paulo, em 2014, a Prefeitura já abriu 82,9 quilômetros de ciclovias. A meta é fechar o ano com 200 quilômetros implementados e atingir os 400 quilômetros até o fim de 2015.
“Não existem obstáculos insuperáveis. Temos que dar cada vez mais para o paulistano as condições de ele repensar os seus hábitos, a sua mobilidade. Por isso vamos trabalhar a questão da segurança. São dois lotes de pontes que vão receber tratamento. E daqui para a frente toda ponte tem que ser pensada neste sentido”, afirmou Haddad.
De acordo com os projetos apresentados, 12 pontes ganharão ciclovias, em intervenções divididas em duas etapas. O primeiro grupo tem quatro pontes, que receberão pintura e obras de pequeno porte: Viaduto Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza), na zona leste; Ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria), na zona norte; Ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia), na zona oeste; e Ponte Vitorino Goulart da Silva, na zona sul.
O segundo grupo tem oito pontes e requer obras de maior porte: Ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva),na zona leste; pontes Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme), Cruzeiro do Sul, das Bandeiras, Jornalista Walter Abraão (Casa Verde), Adhemar Ferreira da Silva (Limão) e Remédios (Carmen Fernandes Neves), na zona norte; e ponte Jurubatuba, na zona sul. A primeira e a segunda etapas receberão investimentos de R$ 6 milhões e têm previsão de implementação até o final de 2015. Em uma terceira etapa, estão em estudo mais 16 pontes da capital. Mais detalhes sobre as implantações estão disponíveis abaixo.
Cada ciclovia recebeu um projeto individual de implementação e sinalização, de acordo com as condições de tráfego e com as ciclovias existentes ou previstas para cada região. Haverá segregação física da pista destinada ao uso de bicicletas, que será dotada de sinalização vertical e horizontal específicas. Detalhes dos projetos estão disponíveis no documento apresentado nesta manhã.
“A grande maioria das pontes não terá estreitamento da faixa dos carros. Nos estudos tivemos a preocupação de não causar congestionamento, que pode ter reflexos nas Marginais, de evitar tirar faixas de carro, e também com a segurança do ciclista”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).
A travessia das marginais é parte importante para a ligação cicloviária das zonas norte, oeste e sul ao centro da cidade. Para conectar estes grandes eixos de deslocamento por bicicleta, principalmente ao longo da Marginal Pinheiros, o prefeito Haddad afirmou que serão utilizados recursos de operações urbanas ou da compensação de polos geradores de tráfego. “Nós também podemos usar recursos dos polos geradores de tráfego também para o fim de fazer as ciclopassarelas ou colocar uma passarela nas pontes existentes”, disse Haddad.
Segundo a secretaria municipal de Transporte, responsável pelo plano de expansão da rede cicloviária, as faixas para bicicletas são estruturadas para a constituição de ligações perimetrais e radiais, que permitam conexões com a menor distância possível entre equipamentos públicos e outros modais de transporte, como terminais de ônibus e estações de trem e metrô.
Novas ciclovias
A cidade ganha nesta semana mais 3,2 quilômetros de novas ciclovias, totalizando 82,9 quilômetros implantados em 2014. Na zona leste, a rua Dr. Assis Ribeiro terá mais 1,6 quilômetro de faixas para ciclistas. O trecho foi implantado entre a rua Rio Soturno e o acesso à passagem sob a linha férrea da CPTM, próximo ao Parque Jacuí. Na Rua Eng. José Cruz de Oliveira, o traçado proporciona conexão com a Vila União e o Parque Jacuí.
Na zona sul, a região de Cidade Dutra receberá 1,6 quilômetro de ciclovia, ligando o Largo de São José e o Parque da Represa de Guarapiranga. A faixa foi implantada em toda a extensão das ruas Acácio Fontoura e Gonçalo Soares de França.
Detalhamento das etapas
Primeira Etapa
A primeira fase consiste em projetos para pontes que requerem apenas pintura e obras de pequeno porte. São elas:
• Viaduto Domingos Franciulli Neto (General Milton Tavares de Souza) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no acostamento, na lateral do sentido Rodovia Fernão Dias
• Ponte Presidente Jânio Quadros (Vila Maria) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
• Ponte Júlio de Mesquita Neto (Pompéia) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional central
• Ponte Vitorino Goulart da Silva - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional, na lateral do sentido Interlagos
Segunda Etapa
Projetos para pontes que requerem obras civis de maior porte. São elas:
• Ponte Doutor Miguel Arraes (Aricanduva) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
• Ponte Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
• Ponte Cruzeiro do Sul - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
• Ponte das Bandeiras - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Santana
• Ponte Jornalista Walter Abraão (Casa Verde) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional sobre o passeio, na lateral do sentido Centro
• Ponte Adhemar Ferreira da Silva (Limão) - Sobre o Rio Tietê, ciclovia bidirecional no canteiro central
• Ponte Remédios - Carmen Fernandes Neves - Sobre o Rio Tietê, ciclovia unidirecional central em ambos os sentidos
• Ponte Jurubatuba - Sobre o Rio Pinheiros, passarela com ciclovia bidirecional central
Em estudo
Além destas, outras pontes continuam em estudos técnicos, buscando soluções para implantação de ciclovias:
• Ponte Imigrante Nordestino - Sobre o Rio Tietê
• Ponte Deputado Ricardo Izar (Tatuapé) – Sobre o Rio Tietê
• Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setúbal (Anhanguera) – Sobre o Rio Tietê
• Ponte Engenheiro Ary Torres – Sobre o Rio Pinheiros
• Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) – Sobre o Rio Pinheiros
• Ponte Caio Pompeu de Toledo (Morumbi) – Sobre o Rio Pinheiros
• Ponte João Dias – Sobre o Rio Pinheiros
• Ponte Transamérica – Sobre o Rio Pinheiros
• Ponte Freguesia do Ó - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Centro
• Ponte do Piqueri - Sobre o Rio Tietê, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
• Ponte Hirant Sanazar (Jaguaré) –Sobre oRio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional entre as pontes
• Ponte Cidade Universitária - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
• Ponte Eusébio Matoso - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional ao lado do sentido Bairro
• Ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo (Cidade Jardim) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro
• Ponte Laguna - Em construção sobre o Rio Pinheiros
• Ponte Santo Dias da Silva (Socorro) - Sobre o Rio Pinheiros, construção de ciclopassarela bidirecional na lateral do sentido Bairro.
Fotos para download
Crédito: Luiz Guadagnoli/SECOM
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