Notícia na íntegra

Sexta-feira, 14 de Abril de 2023 | Horário: 10:23
Compartilhe:

Cidade retorna ao estado de observação

Chuva de intensidade moderada a forte e trovoadas havia deixado cidade em atenção às 8h12. Próximas horas ainda seguem com condição para novas áreas de instabilidade

Uma extensa área de instabilidade se propagou a partir do interior do estado de São Paulo e cruzou a Região Metropolitana chuva de intensidade moderada a forte e trovoadas. O sistema provocou ligeira alteração em alguns córregos e proporcionou a ocorrência de alagamentos, mesmo em um curto período. Não foram observadas rajadas de vento durante as precipitações.

Imagens do radar meteorológico do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, mostram apenas chuva fraca na cidade, principalmente na Zona Leste. Nos municípios de Suzano e Mogi das Cruzes chove forte, mas sem deslocamento para a capital paulista.

De acordo com previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas ainda seguem com condição para novas áreas de chuva atuarem na cidade com até forte intensidade e potencial para alagamentos. Essa condição de tempo instável é devido a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista.


Término do estado de atenção para alagamentos:

  • Zona Norte, das 08h12 às 09h55
  • Zona Leste, das 08h12 às 09h55
  • Zona Oeste, das 08h12 às 09h55
  • Centro, das 08h12 às 09h55
  • Zona Sul, das 08h12 às 09h55
  • Zona Sudeste, das 08h12 às 09h55
  • Marginal Tietê, das 08h12 às 09h55
  • Marginal Pinheiros, das 08h12 às 09h55


Maiores índices registrados pelas estações meteorológicas automáticas do CGE até as 10h:

  • Penha - Rincão - 18,0mm
  • Tremembé - 17,2mm
  • Parelheiros - Barragem - 17,0mm
  • Vila Mariana - 14,6mm
  • M Boi Mirim - 11,8mm
  • Campo Limpo - 10,8mm
  • Ipiranga  - 10,0mm


Maiores índices registrados pelas estações meteorológicas automáticas do Alto Tietê até as 10h:

  • Córrego Franquinho - Dom Hélder Câmara - 23,8mm
  • Córrego Tremembé - R. Garabed Gananian - 17,2mm
  • Rio Verde - Rua Cunha Porã - 15,0mm
  • Rio Pinheiros - Ponte Cid. Universitária - 13,8mm
  • Rio Tietê - São Miguel - 13,6mm

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


Tendência para os próximos dias:
A propagação de uma frente fria pelo litoral paulista nesta sexta-feira (14), associada a áreas de instabilidades sobre o continente vai provocar chuvas significativas e leve declínio das temperaturas no final de semana. 

No sábado (15) o sistema frontal no litoral paulista provoca chuvas intermitentes, alternadas com períodos de melhoria durante a manhã. As temperaturas variam entre mínima de 18°C na madrugada com máxima prevista de 24°C durante a tarde. Os percentuais de umidade do ar seguem elevados e acima dos 60%. Durante a noite as precipitações perdem força e ocorrem apenas chuviscos intermitentes.

No domingo (16) a frente fria se afasta do litoral de São Paulo e as condições do tempo voltam a melhorar gradativamente. O sol aparece no decorrer do dia entre muitas nuvens e não chove. Temperatura mínima de 18°C com máxima de 24°C no período da tarde. Os percentuais mínimos de umidade do ar devem ficar em torno dos 55%.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn