Notícia na íntegra
Circuito Spcine exibe clássicos do cinema mexicano
De 24 a 30 de novembro, as salas Centro Cultural São Paulo e Galeria Olido do Circuito Spcine de Cinema apresentam a mostra Salon Mexicano, uma seleção de clássicos do chamado Ciclo de Oro (ciclo de ouro) da produção daquele país, cujo período vai de 1940 a 1955. Filmes como “Outro Amanhecer”, “A Outra” e “Santa entre Demônios” serão exibidos gratuitamente. Confira a programação abaixo.
A mostra aproxima o público do trabalho de um grupo seleto de habilidosos diretores como o premiado Roberto Gavaldón (1909-1986) e Julio Bracho (1909-1978), famoso pelos soberbos closes que dirigiu para todas as grandes divas mexicanas, entre as quais sua irmã Andrea Palma (1903-1987), a primeira estrela do cinema local a consagrar a figura da “grande pecadora” em clássicos como “La mujer del puerto” (1934) e “Outro amanhecer” (1943), este último incluído na mostra.
Outra atriz em destaque no ciclo é Maria Félix (1914-2002), estrela de “A Deusa Ajoelhada” (1947), de Roberto Gavaldón.
Segundo a pesquisadora e professora do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá, Silvia Oroz, essa película é um dos mais curiosos exemplos do kitsch cinematográfico mexicano, a começar pela trama: depois de ter induzido seu amante, o milionário Antonio (Arturo de Córdova), a pensar que fora ele a causa da morte de sua esposa, Raquel (Maria Félix) o obriga a se casar com ela, abrindo caminho para uma segunda série de maldades e desgraças. No México, o filme provocou um enorme escândalo dividindo o público entre aqueles que eram “pró” ou “contra” Raquel/Maria Félix, disputa que arrastou ainda mais gente para os cinemas.
Contexto histórico
Se hoje o cinema mexicano continua vibrante e presente nos principais festivais de cinema do mundo, é porque o país carrega um lastro de sucessos artísticos e comerciais ao longo da sua história, tendo, inclusive, confrontado a supremacia de Hollywood no mercado latino-americano durante pelo menos uma década. O trunfo dessa “época de oro” foi um projeto mercadológico que explorou todos os gêneros cinematográficos e reproduziu em seus diversos estúdios a narrativa fluida e o padrão de acabamento dos filmes norte-americanos.
Personalidades mexicanas sempre tiveram destaque no cinema mundial desde a década de 1920. Algumas delas atingiram a estatura de astros de primeiríssima grandeza na era do cinema silencioso de Hollywood, como Ramón Novarro (1899-1968), que substituiu Rodolfo Valentino no coração do público feminino depois que este faleceu precocemente em 1926, e Dolores Del Rio (1905-1983), que, após uma carreira vitoriosa nos Estados Unidos, voltou ao México em 1942 para continuar reinando nas telas do seu país.
Mas foi só após o fim das revoluções do início do século XX que o México pode começar a organizar a sua indústria cinematográfica na esteira da relativa estabilidade política dos anos 1930-1940, responsável por um forte surto de desenvolvimento econômico e a consequente urbanização da vida do país. No início dos anos 1940, a capital, Cidade do México, já começava a mostrar os primeiros sinais de um crescimento desordenado que caracterizaria a metrópole nas décadas seguintes, a ponto de hoje se colocar entre as quatro mais populosas cidades do mundo.
PROGRAMAÇÃO:
Centro Cultural São Paulo
24/11
19h15 - Cerimônia de abertura no CCSP (Circuito Spcine Paulo Emílio)
19h45 - Outro Amanhecer (Circuito Spcine Paulo Emílio)
19h45 - Na Palma de tua Mão (Circuito Spcine Lima Barreto)
25/11
15h30 - O Manto de Soledad (Circuito Spcine Lima Barreto)
18h00 - Enamorada (Circuito Spcine Paulo Emílio)
20h00 - Macario (Circuito Spcine Lima Barreto)
26/11
16h00 - Macario (Circuito Spcine Lima Barreto)
18h00 - A Outra (Circuito Spcine Paulo Emílio)
20h00 - A Deusa Ajoelhada (Circuito Spcine Lima Barreto)
27/11
18h00 - A Noite Avança (Circuito Spcine Paulo Emílio)
29/11
16h00 - O Outro Amanhecer (Circuito Spcine Lima Barreto)
18h00 - Enamorada (Circuito Spcine Paulo Emílio)
20h00 - Santa entre Demônios (Circuito Spcine Lima Barreto)
30/11
16h00 - Santa entre Demônios (Circuito Spcine Lima Barreto)
18h00 - A Deusa Ajoelhada (Circuito Spcine Paulo Emílio)
19h45 - O Manto de Soledad (Circuito Spcine Lima Barreto)
Circuito Spcine Olido
24/11
17h30 - A Noite Avança
25/11
17h30 - A Outra
26/11
17h30 - A Deusa Ajoelhada
27/11
16h30 - O Manto de Soledad
29/11
17h30 - Enamorada
30/11
17h30 - Santa entre Demônios
SINOPSES
Outro Amanhecer
Distinto amanecer, México, 1944, 106 min
Direção: Julio Bracho
Sinopse: Descontente com o seu casamento com um funcionário público, uma mulher está ansiosa para reencontrar Octavio (Pedro Armendáriz), um antigo amor que agora se tornou ativista da união contra um político corrupto. Na esperança de poder ajudá-lo, ela vai até o submundo do México, encontrando um propósito na vida e a emoção que falta em seu casamento.
A Outra
La Otra, México, 1946, 98 min
Direção: Roberto Gavaldón
María e Magdalena (Dolores del Río) são irmãs gêmeas. Enquanto Magdalena é milionária, María sempre viveu na pobreza. Movida pela ambição e pelo desejo de se tornar a única herdeira da família, María planeja o assassinato da irmã, para assim tomar o seu lugar. O que ela não sabe é que, assumindo o lugar da outra, ela também vai precisar carregar o fardo de um delito que ela cometeu no passado.
Enamorada
Enamorada, México, 1946, 99 min
Direção: Emilio Fernández
Sinopse: Durante a revolução no México, as tropas zapatistas do general José Juan Reyes tomam a tranquila cidade de Cholula. Enquanto confisca os bens dos mais ricos, Reyes acaba conhecendo e se apaixonando pela rica Beatriz Peñafiel, filha do homem mais notável da cidade. O desprezo inicial sentido por Beatriz dá lugar, após algum tempo, à profunda curiosidade e ao amor.
A Deusa Ajoelhada
La diosa arrodillada, México, 1947, 107 min
Direção: Roberto Gavaldón
Sinopse: Antonio (Arturo de Córdova) é um milionário casado, mas que tem uma amante chamada Raquel (María Félix), uma linda modelo. Longe da sua inocência e da mulher, Rachel leva Antonio ao êxtase da degradação e o chantageia, pedindo que ele se divorcie. Misteriosamente, a mulher de Antonio acaba morta.
Na Palma de tua Mão
En la palma de tu mano, México, 1951, 90 min
Direção: Roberto Gavaldón
Sinopse: Jaime Karin (Arturo Córdova) é um astrólogo, cartomante e artista que usa sua esposa que trabalha em um salão de beleza como fonte de informações para descobrir a vida dos seus futuros clientes ricos. Através dela, ele descobre que Vittorio Romano morreu após descobrir da infidelidade da esposa. Karin se aproxima da mulher e descobre que ela matou o marido junto com o amante. Agora, ela diz estar apaixonada por Karin e pede ajuda para eles se livrarem do seu amante.
A Noite Avança
La noche avanza, México, 1952, 85 min
Direção: Roberto Gavaldón
Sinopse: Famoso campeão do jodo de péla, Marcos Arizmendi (Pedro Armendáriz) é arrogante e vive cheio dos seus triunfos, ignorando as mulheres que o amam. Certa vez, devido a uma chantagem, ele precisa perder uma partida. Mas, acreditando que pode fugir, Arizmendi não cumpre com sua palavra e precisará enfrentar a vingança de Marcial Gómez (José María Linares-Rivas).
Santa entre Demônios
Salón México, México, 1948, 95 min
Direção: Emilio Fernández
Sinopse: Mercedes (Marga Lopez) é uma dançarina que trabalha no grande cabaré Salón México. A garota usa o dinheiro para pagar o colégio interno que a irmã, Beatriz (Silvia Derbes) mais nova frequenta. Mercedes participa de um concurso de dança e é premiada. Assim, ela se volta contra seu gigolô, que sempre a explorou.
O Manto de Soledad
El Rebozo de Soledad, México, 1952, 123 min
Direção: Roberto Gavaldón
Sinopse: Um jovem médico vai ter que enfrentar uma grande decisão que diz respeito aos rumos de sua vida: passar a ter uma vida cheia de comodidades e luxos ou continuar se dedicando integralmente a cuidar dos mais necessitados, os habitantes de Santa Cruz, uma pequena cidade oprimida pela crueldade do cacique local.
Macario
Macario, México, 1959, 91 min
Direção: Roberto Gavaldón
O pobre mendigo Macario procura apenas uma refeição no Dias dos Mortos. Depois de comer um pernil preparado por sua mulher, ele confronta três aparições: o Demônio, Deus e a Morte.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk