Notícia na íntegra

Sábado, 11 de Janeiro de 2020 | Horário: 09:52
Compartilhe:

Clima: sábado de calor e sol em São Paulo

Madrugada foi quente e abafada. Podem ocorrer temporais à tarde, segundo CGE.

A madrugada de sábado foi quente e abafada na capital paulista. A média da temperatura foi de 22,6°C, de acordo com os dados coletados pelas estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O amanhecer com muitas nuvens dá lugar ao sol, o que favorece a rápida elevação das temperaturas. A máxima prevista é de 30°C com taxas de umidade do ar entre 55% e 95%. 

Entre a tarde e o início da noite as áreas de instabilidades ganham força no Estado de São Paulo em função do calor e da alta umidade do ar. Na capital e região metropolitana, as chuvas devem ocorrer na forma de pancadas isoladas com até forte intensidade. Essa condição aumenta o risco de formação de alagamentos, transbordamento de córregos e quedas de árvores, além de elevar o potencial para escorregamentos de encostas em áreas de risco.  

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Próximos dias com condições típicas de verão e expectativa de elevados volumes de precipitação entre o domingo (12) e a segunda-feira (13).

No domingo (12) o cenário atmosférico se mantém inalterado, com chuvas volumosas no decorrer do dia, o que aumenta o potencial para transtornos na Grande São Paulo e capital. As chuvas estarão associadas à passagem de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e de áreas de instabilidade no interior do estado, o que reforça a condição para o registro de elevados acumulados de precipitação. Temperatura mínima de 22°C e a máxima diminui um pouco, com previsão de 27°C em função do tempo mais fechado e chuvoso. A umidade do ar se mantém elevada e acima dos 60%.

As instabilidades continuam a se propagar durante o início da semana. A segunda-feira (13) será marcada por tempo instável e chuvoso na capital e Grande São Paulo, o que mantém as condições favoráveis para elevados volumes de precipitação no leste paulista. As temperaturas sofrem ligeiro declínio, com máxima prevista de 27°C e percentuais de umidade do ar acima dos 65%. Este cenário futuro mantém o potencial para a formação de alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de terra na Região Metropolitana de São Paulo.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn