Notícia na íntegra

Quarta-feira, 25 de Junho de 2014 | Horário: 18:02
Compartilhe:

Com jogo em Itaquera, rodízio e faixas exclusivas serão estendidos nesta quinta-feira (26)

Para amenizar possíveis transtornos de mobilidade na capital provocados pelo jogo da Copa do Mundo 2014 nesta quinta-feira (26) entre Bélgica e Coreia do Sul às 17h na Arena Corinthians, na zona leste, a Prefeitura estendeu os horários do rodízio municipal de veículos e de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus. Com isso, veículos com placa finais 7 e 8 não poderão circular das 7h às 20h. Faixas exclusivas vão permitir a circulação de ônibus das 6h às 20h. A região da Vila Madalena também receberá uma ação especial com bloqueios de vias e proibições de estacionamento, confira abaixo.

Com a ampliação do rodízio, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que haverá uma redução de 20% na quantidade de veículos em circulação na capital. A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretamento (ZMRF) estão mantidas nesta quinta-feira.

O acesso ao estádio é realizado somente por transporte sobre trilhos. Os torcedores que têm ingresso para a Entrada Oeste da Arena Corinthians, deverão desembarcar na estação Artur Alvim da Linha 3-Vermelha do Metrô. Já os torcedores que tiverem ingressos para a Entrada Leste do estádio, deverão descer na estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha. Esses torcedores contarão ainda com a opção da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com trens expressos que sairão da Estação Luz até Corinthians-Itaquera. Os trens expressos operarão até duas horas após o encerramento dos jogos, têm saídas a cada 8 minutos e o tempo estimado do trajeto é de 19 minutos. As estações ferroviárias ficam a menos de 900 metros das entradas.

Além do entorno do estádio, a CET irá monitorar o tráfego a região da Fan Fest, no Vale do Anhangabaú, das 11h às 22h. Não estão previstas interdições nas vias próximas ao local, mas, dependendo do público, poderão ser realizados bloqueios operacionais momentâneos.


Bloqueios na região do estádio
A administração municipal orienta os cidadãos para que sempre que possível optem pelo transporte coletivo. É necessário evitar a Radial Leste, que estará fechada junto ao túnel da Avenida Águia de Haia, de 10h às 21h. Todos os veículos que seguem no sentido bairro serão desviados para o túnel Águia de Haia, que vai operar em sentido único de direção até o cruzamento com a avenida dos Campanellas.

Devido às alterações de tráfego no entorno do estádio, a Sptrans preparou uma operação especial que afetará 83 linhas de ônibus que circulam pela região. Itinerários serão modificados seis horas antes e duas horas após o término da partida.

Veja aqui a relação completa das alterações no transporte coletivo

Em Itaquera, a região do estádio terá 26 bloqueios operacionais, onde não será permitida a circulação de nenhum tipo de veículo, e dois pontos de acesso local, que são as vias que poderão ser utilizadas pelos moradores do bairro para acessarem suas residências no entorno do estádio. Além disso, a operação contará com seis pontos de verificação veicular, que são vias bloqueadas ao tráfego comum que poderão ser utilizadas como acesso ao estádio para veículos credenciados especialmente para o evento.



O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: rua Doutor Luís Aires (Radial Leste), sentido bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; avenida José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o viaduto Cassiano Gabus Mendes; avenida Calim Eid, sentido bairro, a partir do viaduto Milton Leão; avenida Itaquera, sentido bairro, junto à rua César Diaz; avenida Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a avenida Itaquera; rua Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à rua Castelo do Piauí.

As alterações no tráfego são sinalizadas com cerca de 50 banners e faixas que trazem informações gerais para os usuários, como pontos de interdição, desvios, estacionamentos, bloqueio da ciclofaixa de lazer, entre outras.

Para orientações e a operação do trânsito será utilizado todo o efetivo da CET. Os trabalhos serão concentrados em pontos como o entorno do Aeroporto de Congonhas, as rotas que seguem para os Aeroportos de Guarulhos e Viracopos, além das vias utilizadas nos deslocamentos das delegações, na circulação dos táxis e de veículos para transporte pessoas com deficiência. Também receberão atenção a região da Fan Fest no Vale do Anhangabaú, o deslocamento de torcidas e os pontos turísticos e de lazer de São Paulo.


Vila Madalena
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) dá início amanhã (26) a mais uma Operação Copa na Vila Madalena para ordenar os deslocamentos no bairro. Esta ativação se dá por causa do grande número de pessoas que se dirigem para a região para assistir os Jogos do Mundial. 

Nesta quinta, serão realizados bloqueios operacionais de acordo com o acúmulo de pessoas nas vias. A CET também começará a implantar proibição de estacionamento em algumas vias. Elas valerão para os dois lados de cada via nos seguintes trechos:


• Rua Aspicuelta, entre a Rua Fidalga e a Rua Simão Alvares;
• Rua Mourato Coelho, entre a Rua Inácio Pereira da Rocha e Rua Wisard;
• Rua Fradique Coutinho, entre a Rua Wisard e Rua Inácio Pereira da Rocha;
• Rua Fidalga, entre a Rua Wisard e Rua Inácio Pereira da Rocha.

A sinalização de proibição começa a ser implantada na quinta-feira mas será consolidada, em todas as vias, para a operação de sábado. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização presente no local.

Já no sábado, 28, quando há expectativa de um grande público se concentrar nos bairros da região, a operação será cronometrada e pré-definida. Ao todo, serão realizados nove bloqueios fixos e mais um que poderá ser ativado caso haja grande acúmulo de pessoas nas ruas.

A operação da CET será feira em conjunto com a Polícia Militar. A PM inicia o seu trabalho à 0h do sábado. Os bloqueios da CET irão ocorrer já no início da manhã numa macro região que forma um grande retângulo, cujos pontos são ligados pelos seguintes cruzamentos:


• Rua Wisard x Rua Girassol;
• Rua Girassol x Rua Aspicuelta;
• Rua Aspicuelta x Rua Simão Alvares;
• Rua Simão Alvares x Rua Ministro Costa e Silva;
• Rua Mourato Coelho x Rua Inácio Pereira da Rocha;
• Inácio Pereira da Rocha x Fidalga;
• Rua Moraes x Rua Wisard;
• Rua Fradique Coutinho x Rua Purpurina;
• Rua Fidalga x Rua Purpurina;
• Rua Mourato Coelho x Rua Cardeal Arcoverde (bloqueio móvel).

Os moradores destas vias são os únicos que poderão adentrar o bloqueio com seus veículos e as vias só serão liberadas quando o número de pessoas já estiver reduzido ao ponto de não causar mais conflito entre pedestres e veículos. As operações contarão com um efetivo de aproximadamente 80 homens em campo.

O bairro terá banheiros químicos nas ruas, atuação de agentes de fiscalização de ambulantes, funcionários do PSIU, incremento nos serviços de limpeza, entre outras ações organizadas pela prefeitura para proporcionar maior conforto e segurança para moradores e transeuntes ocasionais.

A SPTuris irá implantar faixas informativas solicitando os motoristas que utilizem caminhos alternativos nestes dias de festejos de Copa.

Mais detalhes sobre o esquema de trânsito estão disponíveis no site da CET

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn