Notícia na íntegra

Sexta-feira, 5 de Fevereiro de 2016 | Horário: 10:34
Compartilhe:

Combate à dengue é intensificado no Carnaval

As ações de combate à dengue foram intensificadas no período de pré-carnaval em 80 pontos próximos a locais de aglomeração de foliões. Estas áreas estão recebendo atenção especial nas duas últimas semanas, com a nebulização de larvicida e com visitas de controle. Esses pontos estratégicos integram um grupo de 3.200 áreas críticas, monitoradas pelas equipes de saúde desde outubro de 2015. O prefeito Fernando Haddad acompanhou nesta sexta-feira (5) os trabalhos de controle dos criadouros de mosquitos Aedes aegypti na região da Vila Matilde, na zona leste.

Após a vistoria, Haddad apresentou as vantagens da nova tecnologia utilizada pela Prefeitura, que elimina as larvas do inseto. “Nós estávamos habituados a usar o fumacê para matar os mosquitos, mas isso tem baixa efetividade, porque o mosquito tem uma vida de 20 dias, aproximadamente. Mas as larvas podem ficar meses aguardando seu desenvolvimento. Com este larvicida, mesmo que o local esteja contaminado, matamos a larva. Então mapeamos os locais que podem ter algum ponto que acumule água e temos por lei autorização de entrar no imóvel para aplicar o larvicida”, afirmou Haddad.

O larvicida utilizado de forma pioneira pela cidade de São Paulo permanece letal para as larvas durante o período de 60 dias. A cada 15 dias, os pontos estratégicos são visitados para controlar a presença de criadouros. Os imóveis mapeados são terrenos públicos ou privados onde pode haver acúmulo de água.

O terreno vistoriado nesta manhã abriga cerca de 50 carcaças de veículos apreendidos pela Polícia Civil, que aluga o espaço. O material fica ao ar livre, acumulando água e se tornando um potencial criadouro dos mosquitos Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão da dengue, zika vírus e chikungunya. “Nós vamos também encaminhar um ofício ao Governo do Estado pedindo agilidade para remover esses veículos. O subprefeito já multou o terreno quatro vezes. Enquanto eles não removerem, não podemos parar de trabalhar com a pulverização”, disse Haddad.

O local pulverizado com larvicida fica a cerca de 800 metros da avenida Alvinópolis, que receberá os desfiles da União das Escolas de Samba no sábado (6), no domingo (7) e na segunda-feira (8). Serão no total 23 agremiações, que atrairão cerca de 60 mil pessoas. “Este ponto, desde outubro, recebe visitas quinzenais e se mantém negativo para focos de dengue. Então o larvicida está funcionando”, disse o secretário Alexandre Padilha (Saúde).

Além da região da Vila Matilde, as ações intensificadas de pré-carnaval acontecem na zona leste em Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaquera, São Mateus, São Miguel e Penha. Nesses locais, foram realizados trabalhos como panfletagem, controle mecânico e químico, visitas e nebulizações.

Na zona norte, a ação atingiu 120 locais, com visitas e em parceria com o Exército. Na zona sul, ocorreu uma atenção especial em imóveis como a Cinemateca, o Parque Ibirapuera e unidades do Sesc, com ações de orientação e distribuição de folhetos, além de aplicação de larvicidas em pontos estratégicos. Já na zona oeste, foram vistoriados imóveis com grande circulação de pessoas como escolas, centros de compras e tribunais.

Até o dia 23 de janeiro, as equipes de combate ao mosquito visitaram mais de 110 mil imóveis em toda a cidade, nos quais 206.546 recipientes foram encontrados, sendo que 44.185 estavam com água parada e 1.196 apresentaram larvas do Aedes aegypti. Estima-se que cerca de 80% dos criadouros estão localizados no interior das residências. No total, 30 mil profissionais atuam na prevenção, com visitas porta a porta, oferecendo orientações e com aplicação de larvicida e pulverização. Além disso, a rede municipal de saúde tem à disposição 50 mil kits de teste rápido de dengue, para melhor identificar e tratar casos. A notificação auxilia ainda na localização de áreas de risco, que apresentam maior concentração de pessoas que contraíram a doença.

Unidade Básica de Saúde
Antes de acompanhar os trabalhos de combate à dengue, o prefeito Haddad visitou as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Esperança, localizada ao lado da estação do metrô Vila Matilde. A unidade é uma das 15 em construção na cidade e recebe investimentos de R$ 4,6 milhões. As obras estão em fase de edificação e têm previsão de término no segundo semestre de 2016.

A UBS já iniciou o atendimento à população em um imóvel alugado no bairro. O equipamento definitivo terá nove consultórios, sendo um com acessibilidade para pessoas com deficiência e dois de ginecologia. Oferecerá atendimento de saúde mental e do Programa de Atendimento ao Idoso, três equipes de Saúde da Família, coleta de exames, vacinas, curativos, odontologia, fonoaudiologia e psicologia, em 1.400 metros quadrados de área.

FOTOS
Crédito: Fábio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 l Foto 11 l Foto 12


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn