Notícia na íntegra
Coronavírus: Saúde Municipal capacita educadores
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta sexta feira (7), das 09h às 12h, capacitação sobre o coronavírus para 150 profissionais das cinco Diretorias Regionais de Educação (DRE) da capital. A proposta é disseminar as principais informações sobre a doença nas escolas da capital. O evento acontece na sala multiuso da sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), organizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).
O coronavírus (CoV) faz parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
O treinamento incluirá informações como situação epidemiológica, manejo clínico, biossegurança, dúvidas sobre o coronavírus e recomendações técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A intenção é que os profissionais em treinamento disseminem as informações sobre as melhores práticas a serem adotadas em casos suspeitos. A Prefeitura de São Paulo está monitorando o tema desde o início de janeiro, quando iniciou a capacitação de funcionários da rede municipal de saúde.
Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou casos de pneumonia de causa desconhecida ocorridos na cidade de Wuhan, na região central da China onde houve a detecção de um novo coronavírus (2019-nCov). Trata-se de uma nova cepa que ainda não havia sido identificada em humanos.
Até o momento, não há caso confirmado da doença nem em São Paulo, nem no Brasil. O coronavírus é uma doença infecciosa aguda emergente, que pode evoluir com complicações e óbitos.
Na última terça-feira (4), a COVISA reuniu mais de mil servidores e parceiros que atuam na saúde para transmitir informações gerais sobre a doença e capacitar a rede de assistência à saúde, desde o atendimento primário ao terciário, urgência e emergência. Na segunda-feira (10), mais um treinamento será oferecido para mais 500 profissionais da saúde. O encontro acontece no Campus da UNINOVE, na Avenida Francisco Matarazzo, 364, Zona Oeste, da capital.
Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), também realiza desde quarta-feira (5) uma ação de vacinação contra a poliomielite e sarampo em estabelecimentos municipais de ensino de São Paulo. O público-alvo da ação é formado por crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade e a estratégia pretende elevar a cobertura vacinal contra a pólio e imunizar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo, visando controlar o aumento no número de casos da doença nesta faixa etária.
Evento
Coronavírus: Saúde Municipal capacita educadores
Data: Amanhã, Sexta-feira (7/2), das 9h às 12h
Local: Rua General Jardim, 36, térreo
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk