Notícia na íntegra

Sexta-feira, 24 de Março de 2023 | Horário: 15:15
Compartilhe:

Crianças e adolescentes de CCA na zona sul realizam atividades que estimulam habilidades

As experiências lúdicas, culturais e esportivas estimulam o corpo, o conhecimento em temas interdisciplinares e também a função expressiva dos atendidos

O CCA ‘São Norberto’ Associação Jovens do Futuro, localizado no extremo sul da cidade, tem realizado, ao longo do mês de março, diversas atividades socioeducativas relacionadas a áreas de conhecimento. Além disso, o serviço promove eventos na perspectiva de proposta “corpo em movimento”. Orientadoras da unidade se utilizam de áreas do conhecimento (Linguagens e Exatas), para alcançar algumas propriedades no convívio social e comunitário das crianças. O protagonismo social é trabalhado através de experiências lúdicas, culturais e esportivas na unidade.

O desenvolvimento motoro é trabalhado também através de dinâmicas que pretendem estimular a prática esportiva dos pequenos. Esses momentos de descontração proporcionado às crianças são acompanhados pelas educadoras que realizam rotineiramente a reprodução de brincadeiras antigas com os atendidos, tais como queimada, pular corda, pega-pega, entre outros.

De acordo com o gerente do serviço, Fábio da Rocha Souza, as áreas de conhecimento do ensino regular foram divididas cada uma em três atividades socioeducativas diferentes. Elas são concentradas em habilidades específicas, de extrema necessidade para a melhoria do desempenho escolar dos atendidos. “Eu trabalho com eles as linguagens verbal e não verbal, a função motiva. Tudo voltado para o social, mesmo que sejam por meio de brincadeiras, de desenhos, entre outras propostas”, contou a orientadora da unidade, Marly de Melo.

A função motiva é aquela em que o emissor (locutor), aquele que elabora a mensagem, é apropriado da capacidade de identificar opiniões, emoções, sentimentos, pontos de vista no receptor (ouvinte). “A matemática e o raciocínio lógico também são objetos importantes nas nossas atividades. A forma lúdica que caracterizamos cada assunto ajuda bastante as crianças no decorrer das atividades. Mas todas são elaboradas de acordo com a faixa etária delas”, lembrou Marly.

O desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos é uma necessidade para fazê-los pensar de forma mais crítica sobre os conteúdos das diferentes disciplinas escolares. Com isso, o aluno se torna mais receptivo e consegue assimilar os pontos que contribuem para a sua própria evolução.

Ações como essas permitem o avanço em áreas como a percepção cognitiva, a imaginação, a criatividade, incentivando o pensamento estratégico e o estímulo à memória. “Atualmente, estou trabalhando com elas brincadeiras antigas. Algumas que elas nem conhecem, mas é muito importante trazer esse resgate para os pequenos”, disse a orientadora.

No mês de março, o foco o aprendizado foi balizado pela brincadeira conhecida popularmente como queimada, em outras regiões do país como "baleado", "caçador", "mata-soldado" ou "carimba". As atividades foram ligadas as regras e a prática do jogo.

As orientadoras que estão trabalhando a área de exatas com as crianças estão ensinando a importância de poupar água e de ajudar os pais a economizarem dinheiro e manter uma vida equilibrada através das aulas de educação financeira que ocorrem no serviço.

“Eu aprendi a guardar o meu dinheiro, para investir no futuro e ajudar minha família”, disse Maria Isabel Silva da Rocha, atendida no serviço. Já Maria Luísa Silva da Rocha, que frequenta a turma de exatas, lembrou que a poluição da água foi causada pela ação do homem e que agora temos que cuidar dos lixões e dos rios poluídos, como o Rio Tietê.

“Dinâmicas em grupo, com todos os conviventes proporcionando o fortalecimento não só de um ou dois grupos, mas de todos eles”, disse Adriana Souza, 40, orientadora socioeducativa sobre as atividades que exigem das crianças empatia e cooperatividade. Ainda estão previstas outras dinâmicas que explorem melhor os temas da escassez de recursos naturais não renováveis e também da educação financeira.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn