Notícia na íntegra
Mais de 300 animais silvestres recebem tratamento em São Paulo
O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres – o CeMaCas – está de casa cheia. O espaço mantido pela Prefeitura e localizado no Parque Anhanguera, na Zona Oeste, abriga mais de 300 animais de diferentes espécies, onde recebem tratamento antes de retornarem à natureza. Diversos tipos de pássaros, macacos e até uma onça vivem no local.
Além de alimentação, os bichinhos contam com atendimento veterinário , principalmente quando chegam machucados. Depois de recuperados, passam por um período de reabilitação antes de serem recolocados em seu habitat natural.
Segundo Juliana Laurito Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre, é dedicado atendimento especial aos filhotes. “Fazemos uma alimentação, muitas vezes manual, de hora em hora, de duas em duas horas, de cinco em cinco horas, dependendo do tamanho do animal, até que ele consiga comer sozinho e ser encaminhado para reabilitação e soltura”, explica.
Os que não conseguem se recuperar totalmente se tornam moradores do Centro. “Colocamos os animais em recintos que façam com que eles não percam o empenamento, não os impeçam de voar ou de se locomover”, esclarece a especialista.
Ainda de acordo com Juliana, grande parte das espécies silvestres que lá estão são provenientes do tráfico ilegal e foram entregues pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). A população também pode ajudar, avisando a equipe do CeMaCas, que é ligado à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. “Temos um plantão telefônico. As pessoas podem entrar em contato conosco antes de recolher o animal. Ainda temos um WhatsApp, para que nos enviem fotos para sabermos qual é o animal e quais são as suas condições”, informa Juliana.
Serviço:
CeMaCas
Plantão: (11) 3885-6669
WhatsApp: (11) 96795-5424
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk