Notícia na íntegra

Segunda-feira, 4 de Abril de 2016 | Horário: 15:43
Compartilhe:

Edifício Matarazzo abre as portas à população e recebe mais de 2 mil visitantes

Após permanecer anos com suas portas fechadas para moradores e turistas, a Prefeitura de São Paulo abriu sua sede para receber visitações guiadas gratuitas, liberando o acesso a mais um patrimônio histórico na região central da cidade. Os roteiros começaram em setembro de 2015 em fase de testes e foi definitivamente aberto à população em novembro. Até fevereiro deste ano, o local recebeu a visita 2.285 pessoas.



A abertura de sua sede vai ao encontro das políticas de ocupação do espaço público implementadas pela administração municipal e tem como objetivo aproximar a população e os turistas da história da cidade.

“Muitas vezes viajamos para fora do país e pagamos caro para conhecer lugares, sem ver tantas belezas que temos no lugar onde nascemos, sem conhecer a nossa história. Sempre passei aqui em frente, no ônibus, e ficava imaginando este jardim. Realizei um sonho hoje”, disse a paulistana Vera Lúcia, enquanto conhecia o prédio.


Como visitar?
Para fazer o tour, os interessados devem fazer o agendamento antecipadamente pelo e-mail visitaedificiomatarazzo@spturis.com até às 14h do dia anterior. As visitas têm duração prevista de uma hora, com grupos de até dez pessoas e são acompanhadas por um funcionário da SPTuris, que conta histórias e curiosidades sobre o edifício.


Roteiros
O passeio se inicia em frente ao prédio, ao lado da van de informações turísticas da SPTuris, no próprio Viaduto do Chá, onde os visitantes recebem informações sobre a história do edifício e sua arquitetura. Em seguida, o grupo é levado ao hall de entrada, onde fica um enorme mapa do Brasil, do ano de 1939.



No segundo andar é exibido um vídeo que mostra a história do prédio e da família Matarazzo. Por fim, a visita é encerrada no jardim, localizado na cobertura do prédio, onde há 3 mirantes e mais de 400 espécies vegetais de todas as partes do mundo.




Dos mirantes, é possível ver alguns pontos turísticos bem conhecidos em São Paulo, como os edifícios Copan, Altino Arantes (Banespa) e o Theatro Municipal.

Aos sábados, a visita passa também pelo quinto andar, onde está localizado o Gabinete do Prefeito, que reúne objetos e obras de arte.

História
Localizado no Vale do Anhangabaú junto ao Viaduto do Chá, centro de São Paulo, o Edifício Matarazzo é um dos cartões-postais da cidade e sede administrativa da Prefeitura Municipal desde 2004.

O prédio possui um estilo que lembra construções italianas da década de 30 e foi projetado por Severo e Vilares, com revisão do arquiteto italiano Marcello Piacentini. A construção foi entregue ao proprietário,Francisco Matarazzo Júnior, e funcionou como sede das indústrias da família até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi.

Também conhecido como “Banespinhapor ter sido uma das sedes do Banco do Estado de São Paulo até 2003 ou Palácio do Anhangabaú, o edifício foi cedido à Prefeitura depois de uma renegociação da dívida da Companhia Municipal de Transportes Coletivos, em 2004, quando passou a abrigar a sede da administração municipal. 


Orientações para a visita
- A visitação tem duração prevista de uma hora;
- É permitido fotografar os ambientes visitados sem o uso de flash;
- Não é permitido fumar, comer ou beber nas dependências do edifício;
- Evitar carregar bolsas, sacolas e mochilas durante a visitação. Preferencialmente portar o mínimo possível de objetos pessoais;
- A entrada de animais não é permitida, somente cães-guias que estejam acompanhando pessoas com deficiências visuais;
- A visita poderá ser cancelada ou suprimida em partes a qualquer momento, por motivo de força maior ou caso as regras de visitação não estejam sendo cumpridas;
- Não será permitido inserir-se no grupo de visita após ela ser iniciada;
- Não será permitido abandonar a visita antes que esteja finalizada;
- Em caso de chuva e/ou manifestação pública, a visita poderá ser cancelada.


Serviço
Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Anhangabaú – Centro 
Agendamento: visitaedificiomatarazzo@spturis.com 
Funcionamento: Segunda a quinta-feira: 10h, 12h e 15h
Sextas-feiras: 15h, 17h e 19h
Sábados: 10h e 14h


 


FOTOS
Crédito: César Ogata/SECOM


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7
 Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 | Foto 11 l Foto 12 l Foto 13 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn