Notícia na íntegra
Eloisa Arruda assume Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

O prefeito João Doria apresentou na tarde desta quarta-feira (31) a procuradora Eloisa Arruda como nova secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania. A pasta é responsável por políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes, juventude, idosos, igualdade racial, migrantes, mulheres, políticas sobre drogas, população em situação de rua e LGBT.
“Nós temos nesta secretaria temas desafiadores que requerem ouvir com cuidado e acolher. Nós estamos tratando aqui de situações que por vezes são feridas abertas na nossa civilização, a nível mundial. Então temos que trabalhar para curar essas feridas e cuidar dessas pessoas”, afirmou a secretária.
Eloisa Arruda formou-se em Direito e fez mestrado e doutorado na área penal na PUC-SP, onde também fez carreira acadêmica. Em 1980 iniciou sua carreira no Ministério Público. Dirigiu a Escola Superior do MP-SP, foi diretora de Garantias Funcionais da APMP, e integrou o Conselho Superior. Também atuou como promotora no Tribunal Penal criado na administração transitória da ONU em Timor Leste (2001-2002).
Foi secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania no governo Geraldo Alckmin (2011 e 2014). Neste período, trabalhou no combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo; ampliou o atendimento às vítimas de crimes graves; criou o programa de proteção para crianças ameaçadas de morte (PPCAM), além de desenvolver ações para combater a homofobia e o racismo, entre outras ações.
Em 2016, Eloisa disputou o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de São Paulo. Foi a segunda colocada (850 votos) na lista tríplice. Torce para o Corinthians, gosta de viajar e fazer caminhada com os dois filhos, cozinhar ao som de bossa nova e jazz, assistir filmes e ler romances históricos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk