Notícia na íntegra

Terça-feira, 10 de Junho de 2014 | Horário: 14:48
Compartilhe:

Empresários e governos discutem desenvolvimento da América Latina e Caribe

O prefeito Fernando Haddad defendeu nesta terça-feira (10) a atração de investimentos que melhorem o bem-estar da população que vivem nas grandes cidades. Durante a abertura do Fórum Global América Latina e Caribe (LAC Global Summit 2014), que reúne autoridades e empresários para discutir o desenvolvimento da região, Haddad sugeriu que os governos façam parcerias entre si e com a iniciativa privada. “Há um conjunto enorme de oportunidades se abrindo no Brasil. Eu penso que São Paulo tem que buscar as parcerias necessárias para melhorar a qualidade de vida da população. Porque se é verdade que nós somos o segundo destino mais importante de investimentos nas Américas, isso não está se traduzindo em bem-estar”, afirmou.



Para ampliar essas parcerias, a Prefeitura de São Paulo assinou durante o Fórum um acordo de cooperação técnica com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para trocar experiências, conhecimento e apoio técnico para promover PPPs (Parcerias Público-Privadas) na cidade de São Paulo. A parceria parte dos esforços da administração municipal em viabilizar novas PPPs na cidade de São Paulo, em especial a que prevê a para a troca de iluminação pública de São Paulo, que deve reduzir em 60% o custo de iluminação por meio de lâmpadas mais econômicas.



A PPP da Iluminação foi citada pelo prefeito Haddad na abertura do Fórum como exemplo de ação integrada com a iniciativa privada. O projeto, que inclui a troca de 580 mil pontos de luz, deve contar com um sistema informatizado e um Centro de Controle Operacional, que deverá gerenciar o funcionamento das lâmpadas em tempo integral.



Promovido pela Prefeitura de São Paulo e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o fórum tem como objetivo o debate sobre oportunidades de comércio, cooperação regional e qualidade de vida. Durante todo o dia, serão discutidas iniciativas regionais desenvolvidas nas áreas de negócios, infraestrutura, sustentabilidade, energia, meio ambiente e esporte. “Nos últimos 30 anos, os países da América Latina e Caribe superaram muitos desafios, de crescimento com inclusão social. Temos que estar unidos e integrados para competir com países que estão em melhores condições que nós”, afirmou o presidente do BID, Luis Alberto Moreno.



Segundo a ministra Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), um fórum como o LAC é importante para catalisar iniciativas regionais, que levem ao desenvolvimento da América Latina e Caribe. “O desafio para os nossos países é de construir cadeias produtivas regionais para promover intercâmbio comercial, financeiro e econômico, para ampliar a competitividade das economias e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse a ministra na abertura do evento.



No período da tarde, as mesas terão como temas o modelo de cidades sustentáveis do futuro, o esporte como determinante do desenvolvimento e as oportunidades de investimentos em São Paulo. Essa última mesa terá a participação de Wilson Poit, secretário municipal de Turismo e presidente da SP Negócios. O encerramento, às 18h30, terá a participação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.



Diálogo Empresarial das Américas



Em continuidade às discussões do Fórum Global América Latina e Caribe, no dia 11 será realizado o Diálogo Empresarial das Américas, um encontro para discutir parcerias público-privadas com a presença de Luis Alberto Moreno e um grupo de líderes empresariais para discutir as prioridades do setor privado, oportunidades e desafios de desenvolvimento da região.



O diálogo se dá em preparação à próxima Cúpula Empresarial das Américas, que acontece no Panamá em 2015. Estarão presentes CEOs de empresas líderes, como Alejandro Bulgheroni, da Argentina; Marco Stefanini e Marcos Molina, do Brasil; Alberto Vallarino, do Panamá; e dirigentes das principais câmaras empresariais da região, como a União Industrial Argentina (UIA), a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI), Associação Nacional de Empresários da Colômbia (ANDI), o Conselho das Américas, e a Câmara de Comércio dos Estados Unidos, entre outras.

Fotos
Crédito: Fábio Arantes/SECOM

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn