Notícia na íntegra
Equipamentos culturais registram movimento 3 vezes maior após ações da Prefeitura para revitalizar o Centro
As ações da Prefeitura para revitalizar o Centro da cidade estão atraindo cada vez mais pessoas para a região, que é um dos maiores polos de cultura e entretenimento da América Latina. Uma das atrações mais frequentadas, somente os quatro Centros Culturais da região tiveram aumento de 692,39% em 2023 com relação a 2022.
Dados recém-divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura sobre a frequência dos centros culturais Vila Itororó, Galeria Olido, Memória do Circo e Referência da Dança apontam que em 2023 o número de frequentadores foi de 426.974, três vezes mais do que os 162.161 registrados em 2022. Confira aqui a programação de janeiro dos centros culturais da região central.
A administradora Waldeci Perreira Santos, de Belo Horizonte (MG), está em sua segunda visita à capital e, desta vez, aproveitou para conhecer a Praça do Sé, onde tirou várias fotos. Acompanhada dos sobrinhos, da irmã e cunhada, conta que achou a região “bem bacana” e que quer passear por outros pontos importantes da cidade.
Limpeza e segurança
Esse aumento do movimento é resultado do conjunto de esforços que a Prefeitura está adotando para revitalizar a região central, intensificando ações de zeladoria, com reforço na varrição, coleta e limpeza diárias, mais iluminação, investimentos e criação de leis para incentivar a ocupação por moradias e empresas, por exemplo.
“Achei o Centro bonito e organizado”, disse o ferramenteiro João Rafael Fagundes de Oliveira, de Joinville (SC), que vem a São Paulo com frequência a trabalho e que, desta vez, visitou o Marco Zero, que fica na Praça da Sé.
Além de deixar o Centro mais bonito e organizado, a Prefeitura está investindo no reforço da segurança na região, com mais 1.500 policiais militares por meio da Operação Delegada, mesmo sem ser uma atribuição legal do município. A atividade é realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para que agentes da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas. O foco da atuação é aumentar a segurança e reorganizar o espaço público. A adesão é voluntária. Veja mais sobre a Operação Delegada.
Outra iniciativa da Prefeitura foi a criação do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, que organiza ações municipais realizadas para requalificar a região por meio de fóruns de participação social, diálogos com sociedade e entidades, reuniões e consultas públicas abertas que apresentam resultados e ações estratégicas.
Os trabalhos são divididos pelos eixos prioritários: Atração de Investimentos, Requalificação Urbana e Mobilidade, Lazer e Cultura, Habitação, Segurança, Social e Meio Ambiente. Veja mais sobre as ações em andamento nos sete eixos de atuação do #TodosPeloCentro.
Além disso, importantes marcos legais inéditos foram aprovados desde 2021 e começam a dar resultados. O Programa Requalifica Centro é um deles. Ele concede incentivos fiscais e edílicos para estimular a requalificação (retrofit) de prédios particulares antigos no centro e a transformação desses locais em unidades habitacionais. Outra ação inédita foi a aprovação de um amplo plano urbanístico para região, conhecida como Área de Intervenção Urbana (AIU) Setor Central.
Veja algumas atrações gratuitas no Centro:
Para quem quer conhecer diversos cartões-postais sob perspectivas diferentes, o Programa Vai de Roteiro, da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, tem uma série de passeios guiados pela cidade em pontos turísticos estratégicos. O objetivo é dar visibilidade aos locais mais importantes da metrópole.
Roteiro Triângulo Histórico
Este passeio pela região destaca os aspectos da fundação da cidade, passando por pontos como o Largo São Bento, o Pateo do Collegio e o Largo São Francisco. Toda quarta-feira, às 10h e às 14h.
Roteiro Centro Novo
Uma das regiões mais pulsantes cultural e historicamente da cidade de São Paulo, proporciona um passeio com ícones como o Theatro Municipal de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade, Edifício Copan, entre outros. Sempre às sextas-feiras, às 10h e às 14h.
Reserve seu ingresso gratuitamente pelo site.
Arquitetura impactante
A São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) também possui roteiros temáticos para possibilitar ao visitante – e também ao morador – conhecer diferentes aspectos que compõem a cultura e a história da metrópole. Um deles é o Arquitetura pelo Centro Histórico de São Paulo, que tem como principal atração os movimentos arquitetônicos presentes na região que, aliados ao contexto histórico, revelam a grandeza e a força da metrópole. Saiba mais aqui.
Aulas gratuitas de dança e fontes luminosas
Para quem gosta de ficar ao ar livre e curtir a cidade, o Novo Anhangabaú tem uma agenda mensal com aulas de danças, shows, teatro, circo, patins. Desde dezembro de 2021, quando a concessionária Viva o Vale assumiu a administração do Vale do Anhangabaú, mais de 100 mil pessoas participaram das aulas e se divertiram aperfeiçoando suas habilidades e descobrindo hobbies.
As aulas de dança já entraram para o calendário dos frequentadores, que aprendem os passos de samba rock, dança de salão, vogue, forró, hip hop e outros ritmos. A programação conta ainda com patins, skate, teatro, circo, beatbox, capoeira, caratê, mesa de jogos variados e até um cinema ao ar livre.
Outra atração que caiu no gosto dos frequentadores são as fontes, que oferecem um espetáculo de água e luzes, além de um refresco para os dias mais quentes. Elas funcionam diariamente em três horários: 12h, 15h e 19h30.
Veja a programação deste mês aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk