Notícia na íntegra
Estado de atenção para alagamentos é decretado pelo CGE na cidade
Áreas de instabilidade vindas do interior, formadas pela atuação de uma frente fria, já atuam na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram chuva moderada com pontos fortes, na Zona Sudeste, na subprefeitura de Vila Mariana, e na Zona Oeste, na Lapa, Zona Norte em Jaçanã/Tremembé e Casa Verde e na Zona Sul, na subprefeitura de Cidade Ademar. Confira em tempo real
Estado de atenção para alagamentos:
- Zona Norte, às 15h12
- Zona Leste, às 15h12
- Zona Oeste, às 15h12
- Zona Sudeste, às 15h12
- Zona Sul, às 15h12
- Centro, às 15h12
- Marginal Tietê, às 15h12
- Marginal Pinheiros, às 15h12
O deslocamento das chuvas é de Oeste para Leste e a velocidade é média. Há potencial para a formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos. Atenção com as áreas de risco, em função solo encharcado pelas chuvas fortes dos últimos dias, o que eleva significativamente o potencial para deslizamentos de terra.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Tendência para os próximos dias:
O sábado (13) também será de tempo instável e chuvoso desde a madrugada, que deverá registrar chuva fraca e céu com muitas nuvens. A partir do início da tarde as áreas de instabilidade ganham força e provocam chuva moderada a forte sobre a capital, região metropolitana e litoral paulista. Em decorrência do tempo chuvoso as temperaturas não sobem muito. Na madrugada, os termômetros devem registrar em média, cerca de 20°C e a máxima não deve superar os 26°C. A umidade do ar se mantém elevada com valores mínimos acima dos 65%.
No domingo (14), o sistema frontal atuará com maior abrangência entre o litoral norte de São Paulo e do Rio de janeiro. As instabilidades geradas por uma área de baixa pressão atmosférica vai reforçar as chuvas nessa região, inclusive em boa parte do sul mineiro. Na capital paulista, a chuva diminui, mas o tempo permanece instável e chuvoso na madrugada e melhorando no decorrer do dia, porém com chuviscos e chuva fraca intermitente. As temperaturas variam entre mínima de 19°C e a máxima pode chegar aos 27°C, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 70%.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk