Notícia na íntegra
Ex-professor da USP é homenageado com nome de escola na zona leste
Inaugurada no início do segundo semestre deste ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Criúva, na Vila Progresso, região de São Miguel Paulista, ganhou na manhã desta quinta-feira (23) o nome do professor José Mário Pires Azanha.
A homenagem ao professor da Universidade de São Paulo (USP) e presidente por dois mandatos do Conselho Estadual de Educação, morto em 2004, veio após discussão com a comunidade escolar da região. O ato já havia sido publicado no Diário Oficial da Cidade, com o Decreto 55.597, no último dia 15. A escola conta com 33 professores e atende 570 alunos.
“Nós precisamos de muito mais escolas, não só para atender os estudantes, mas sobretudo para homenagear os professores e formadores que dedicaram sua vida a educação”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.
De acordo com o secretário municipal da Educação, César Callegari, a Prefeitura quer discutir com pais, professores e alunos, a mudança de nomes de escolas que tenham relação com a regime militar. Antes disso, porém, as escolas deverão homenagear pessoas ligadas à educação.
“Tudo depende sempre da sugestão e da participação da comunidade escolar. Não podemos impor nada. É uma escolha que parte deles, mas pretendemos discutir isso, porque há muitas escolas na cidade que tem nomes de generais da ditadura, que em nada contribuíram, enquanto grandes educadores não são homenageados”, disse.
A cerimônia que comemorou a nova denominação da escola contou com o descerramento da placa com o novo nome, além da presença da família de Azanha. Ao final do evento, uma muda de romã foi plantada no jardim da unidade por ser a fruta preferida do professor.
“Fico feliz de estarmos dando um nome tão importante para uma escola tão nova e bonita. Tenho certeza que a comunidade vai corresponder a essa denominação”, afirmou o prefeito.
“Queria agradecer, porque esta é uma homenagem linda, porque se trata de uma escola linda e que com certeza, vai dar muito sucesso para os alunos”, disse a filha do homenageado, Rosana Azanha.
Azanha foi professor da rede estadual de ensino, coordenador de Ensino Básico e Normal da Secretaria de Educação do Estado e chefe de gabinete da pasta. O professor foi ainda membro do Conselho Pedagógico da Escola de Governo e membro do Conselho Estadual de Educação, tendo assumido a presidência por dois mandatos. Foi professor da Faculdade de Educação da USP, se tornando, posteriormente, professor titular.
“Esta escola passa a ter uma enorme responsabilidade. O professor José Mário não queria que o nome dele fosse de uma escola. Ele chegou a dizer que preferia que fosse uma praça, porque lá todo mundo ri, namora e é feliz. Ele se preocupava se a escola não fosse boa e levasse o nome. Por isso, é uma responsabilidade extraordinária”, disse Callegari.
Faveira do Mato
O prefeito Fernando Haddad também visitou na manhã desta quinta-feira (23) a EMEF Faveira do Mato, no Jardim Planalto, na região de São Miguel Paulista. Em funcionamento desde março deste ano, a escola conta com 24 professores e atende 395 alunos.
Além de visitar as instalações e ver um show de fanfarra de alunos, o prefeito se reuniu com mais de cem pais e funcionários para ouvir as principais demandas da educação da região. Haddad destacou as mudanças que vem ocorrendo no município com a implementação do programa Mais Educação São Paulo, que acabou com a aprovação automática, institui provas bimestrais, boletim de notas e lição de casa.
“Se a gente se aproximar, fazer valer os princípios que nós aprovamos no ano passado, os estudantes e as famílias vão continuar respondendo muito afirmativamente aquilo que se deseja”, afirmou Haddad.
Imagens para download:
Crédito: Cesar Ogata / Secom
Cerimônia de Denominação da EMEF José Mario Pires Azanha
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9
Visita à EMEF Faveiro do Mato
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk