Notícia na íntegra
Exposição sobre civilização Maia abre as portas em São Paulo
A partir desta terça-feira (10), os paulistanos e turistas que estão na cidade poderão conferir a maior exposição de arte já realizada sobre a civilização maia, na Oca, do Parque do Ibirapuera. Em cartaz até o dia 24 de agosto, “Mayas: revelação de um tempo sem fim” traz 380 peças que mostram como a riqueza cultural do povo pré-colombiano começou a espalhar-se pelo mundo a partir do século 19.
"Estamos em uma semana muito animada em São Paulo. Temos a abertura da Copa nesta quinta-feira e contamos com a honra de receber um dos mais preciosos tesouros do México, que é essa exposição. E eu tenho certeza que o parque mais frequentado da cidade vai brindá-la com um número de visitações recorde. Tenho certeza que os paulistanos vão se encantar com essa possibilidade, e também os nossos visitantes que estão vindo assistir à Copa do Mundo de 2014 e que começam a ser acolhidos na cidade", afirmou o prefeito Fernando Haddad durante o coquetel de inauguração que antecedeu a abertura da exposição na noite desta segunda-feira (9).
Esta será a primeira vez que as obras da exposição sairão do país de origem, após serem apresentadas em abril deste ano no Palácio Nacional, na Cidade do México. Após passar por São Paulo, a exposição seguirá para o Museu Quai Branly, em Paris, na França. Entre os objetos expostos estarão artefatos e utensílios que conseguiram superar a destruição de sua cultura e a invalidação de sua religião por parte da conquista espanhola.
A exposição está dividida em oito áreas temáticas, que ocupam uma área de 3 mil m²: O homem frente à natureza; Comunidade e vida cotidiana; O coração das cidades; O homem à frente do tempo e dos astros; As elites governantes e sua historiografia; As forças sagradas; O homem e os deuses: os rituais; e “Entrar no caminho”: ritos funerários. Na mostra, os visitantes poderão compreender também como o passado dessa civilização se funde com o México atual e se faz presente na cultura nacional.
Também presente na cerimônia de abertura, a ministra da Cultura Marta Suplicy destacou o papel que a cultura vem ganhando não só na vida dos paulistanos, mas na dos brasileiros de modo geral. "Se há 11 anos as pessoas no Brasil almejavam ter três refeições diárias, hoje elas estão procurando cada vez mais um alimento para a alma. E essa exposição é isso: é um alimento dos mais saborosos para a alma dos brasileiros, que desejam e querem consumir arte", afirmou a ministra, lembrando que todas as exposições gratuitas que foram realizadas em São Paulo nos últimos anos tiveram filas gigantescas. "Isso mostra o interesse do nosso povo, a vontade do brasileiro em consumir cultura", destacou.
A curadoria da exposição é da professora emérita da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), Mercedes de la Garza, que faz parte da equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA). Em São Paulo, a exposição é uma realização do INAH, da Embaixada do México, da Oca e da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura, por intermédio a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Serviço:
“Mayas: revelação de um tempo sem fim”.
Data: De 10 de junho e 24 de agosto
De terça a domingo das 9h às 17h
Local: Museu da Cidade – OCA
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera / São Paulo – SP
Entrada Franca
Serviço:
“Mayas: revelação de um tempo sem fim”.
Data: De 10 de junho e 24 de agosto
De terça a domingo das 9h às 17h
Local: Museu da Cidade – OCA
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3 - Parque Ibirapuera / São Paulo – SP
Entrada Franca
Fotos para download
Crédito: César Ogata | Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8
collections
Galeria de imagens
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk