Notícia na íntegra
Famílias leem livros em casa com as crianças e registram experiência em caderno
Com o intuito de aprimorar e incentivar a leitura dos estudantes fora do âmbito escolar, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Armando de Arruda Pereira, da DRE Ipiranga, localizada na Praça da República, desenvolveu o projeto Biblioteca Volante.
Os livros são selecionados de acordo com a temática – priorizando assuntos que despertam a criatividade e autonomia -, necessários à formação da criança. Esse trabalho pedagógico é desenvolvido antes e depois de as obras serem escolhidas. Toda sexta-feira uma criança da turma é eleita para levar para casa o livro de registro de leitura que fará com os pais.
Os volumes são levados em sacolinhas de pano customizadas pelos próprios alunos. As artes são criadas pelos estudantes.
Após a leitura, a família ou responsáveis registram as impressões que tiveram com os filhos durante a experiência. Esse registro é realizado em um caderno, que é abordado em sala de aula nas segundas-feiras junto com os colegas e professor (a).
A atividade realizada em casa pode ser recontada para a turma através de um desenho ou relato escrito/feito pelos pais. O registro fica a critério de cada família.
O objetivo do projeto é desenvolver o gosto pela leitura entre as crianças, integrar a família com a escola, intensificar a relação entre pais e filhos, apresentar as obras de autores brasileiros e desenvolver a linguagem oral, entre outros.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk