Notícia na íntegra
Feriado será de tempo seco e temperaturas baixas à noite e na madrugada
O feriado prolongado de Corpus Christi (8/06) tem previsão de tempo seco e estável na cidade, segundo previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, órgão ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).
O ar seco e frio mantém o predomínio de sol e o tempo estável nos próximos dias. “Atenção com a possibilidade de formação de névoa úmida e nevoeiro entre a madrugada e o início das manhãs, o que reduz a visibilidade ao amanhecer e nas primeiras horas da manhã”, comenta o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.
A quarta-feira (7) terá sol e poucas nuvens na capital paulista. O dia começa com sensação de frio, e mínima em torno dos 11°C. À tarde, a máxima alcança os 23°C.
A quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, será de tempo estável, ensolarado e seco. “O dia começa com redução de visibilidade causada pela formação de névoa úmida e nevoeiro, no entanto, ainda pela manhã a nebulosidade se dissipa e o sol passa a predominar, o que vai facilitar a elevação da temperatura”, explica Garcia. Mínima de 12°C e máxima de 24°C.
Na sexta-feira (9), pouca coisa muda nas condições do tempo, a mínima esperada é de 11°C e há condição para névoa úmida e nevoeiro nas primeiras horas da manhã. A máxima deve alcançar os 25°C e não há condição para chuvas.
No sábado (10) o cenário atmosférico segue praticamente inalterado, já que são esperadas névoa úmida, nevoeiro e redução de visibilidade nas primeiras horas da manhã. A mínima esperada é de 12°C. No decorrer do dia o sol aparece e a máxima chega aos 26°C. Não há previsão de chuva.
No domingo (11) a mínima começa com 13°C e diferente dos outros dias, não há previsão de névoa úmida e nevoeiro. O sol aparece e a máxima alcança os 27°C. Novamente, não há previsão de chuvas.
Os modelos numéricos de previsão estendida indicam uma mudança de tempo na próxima semana. “A propagação de uma frente fria juntamente com a formação de áreas de instabilidade associadas a formação de uma área de baixa pressão vai provocar chuva e declínio da temperatura a partir da segunda-feira (12)”, comenta o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.
Junho segue com a atuação do fenômeno El Niño, que esquenta as águas superficiais do Pacífico Equatorial. É neste mês que ocorre a chegada do inverno, no dia 21 às 11h58.
Até o dia 06/06 a cidade havia registrado 0,9mm de chuva, já que no dia 01/06 houve garoa. A média esperada para o mês, de acordo com dados do CGE da Prefeitura de São Paulo, é de 50,4mm.
As temperaturas seguem praticamente dentro do esperado para o mês por enquanto, com a média da mínima em 13,1°C, sendo que o esperado são 13,4°C, e a média das máximas em 23,2°C, sendo que o esperado são 22,8°C. “A tendência é de temperaturas acima da média e pouca chuva, o que é perfeitamente normal para essa época do ano”, finaliza Thomaz Garcia, meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk