Notícia na íntegra
Foliões tomam as ruas e Carnaval de 2024 realizado pela Prefeitura começa com alegria e organização
O primeiro dia do Carnaval de Rua 2024, neste sábado (3), foi um sucesso, com mais de 100 blocos fazendo a alegria dos foliões, que tomaram as ruas da cidade. Desfilaram pela capital blocos como o RitaLeena e Maluco Beleza, entre os 101 previstos para o dia. A edição 2024 da festa tem número recorde de blocos confirmados, com 536 desfiles, 16% a mais do que no ano passado, e está com toda a infraestrutura organizada para receber os mais de 15 milhões de foliões esperados para este ano.
Os desfiles continuam neste domingo (4) e vão até 18 de fevereiro. Para ter acesso à programação completa e saber os blocos que circulam em cada um dos bairros, basta acessar o site SP 470 anos.
A Prefeitura organizou uma grande operação para garantir o sucesso deste Carnaval, que mobiliza secretarias municipais de diferentes setores e que contará diariamente com mais de 31.400 agentes públicos que atuam nas áreas de zeladoria, segurança, transporte, turismo, entre outras áreas.
Assim como ocorreu no passado, a Prefeitura investirá fortemente na limpeza de ruas, avenidas e praças após os desfiles. Serão pelo menos 16.700 agentes responsáveis por deixar todos os locais limpos assim que terminam os desfiles, ação bastante elogiada já no carnaval do ano passado. O número inclui agentes responsáveis pela fiscalização de ambulantes.
A segurança também estará reforçada, com 866 Guardas Civis Metropolitanos (GCMs), um contingente 10% maior do que no ano passado, a cada dia de folia em todos os bairros da cidade. A secretaria de segurança atuará na retaguarda revista dos foliões, realizada por empresa particular. Este ano, a Prefeitura terá câmeras de segurança com reconhecimento facial nos megablocos para garantir a segurança dos foliões.
Ações contra assédio e preconceito
A Prefeitura tomou uma série de medidas para tornar o Carnaval mais alegre e seguro, como a intensificação do protocolo Não se Cale, a distribuição de pulseira de identificação de crianças, e tendas de Direitos Humanos montadas estrategicamente ao lado dos Postos de Atendimento Médico e agentes de apoio circulando entre os blocos, vestidas com camiseta rosa-choque, para orientar os foliões sobre como proceder em caso de importunação sexual, por exemplo.
Os trabalhos serão desenvolvidos pelas equipes especializadas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que estarão presentes nos circuitos dos blocos de rua e no sambódromo de São Paulo para receber denúncias e acolher vítimas de assédio sexual de acordo com o protocolo Não Se Cale, e de outras violações como racismo e LGBTfobia.
Total final de semana Pré-Carnaval
- Desfiles: 181
- Blocos: 180
Total sábado 03/02
- Desfiles: 101
- Blocos: 101
Total domingo 04/02
- Desfiles: 80
- Blocos: 80
Veja as datas do Carnaval de Rua 2024
- Pré-Carnaval: 03 e 04 de fevereiro
- Carnaval: 10,11,12 e 13 de fevereiro
- Pós-Carnaval: 17 e 18 de fevereiro
Leia também
- Carnaval de Rua de São Paulo será ainda maior em 2024, com expectativa de mais de 15 milhões de foliões em 536 desfiles
- Prefeitura lança site com programação dos blocos que ajuda foliões a traçar o melhor roteiro para o Carnaval
- Prefeitura de São Paulo apresenta ao Ministério Público estrutura montada para o Carnaval 2024
- Prefeitura terá equipes qualificadas para agir em caso de importunação sexual, racismo e LGBTfobia
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk