Notícia na íntegra

Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2015 | Horário: 14:00
Compartilhe:

Gabriel Chalita assume a Secretaria Educação com desafio de ampliar vagas em creches

O professor e escritor Gabriel Chalita foi empossado nesta quinta-feira (15) como secretário municipal de Educação, substituindo o também educador César Callegari, que deixa o cargo para se dedicar a seu trabalho no Conselho Nacional de Educação. Durante a cerimônia de posse, o prefeito Fernando Haddad lembrou da trajetória de ambos na área, destacando que já trabalharam em parceria quando ele era ministro da Educação e Chalita, secretário estadual da pasta em São Paulo e também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação.



"Naquela ocasião, havia no país um ambiente que nós deveríamos de certa forma resgatar, reconstruir. É aquele [ambiente] que separa as políticas de estado das políticas de governo. Nós tratamos a educação sempre como política de estado. Uma política que você não disputa pelo mérito, porque todos reconhecem a educação como uma agenda prioritária. O que nós temos que construir são os meios para atingir os objetivos da educação nacional. São programas estruturais, de estratégias nacionais e federativas, que precisam ser estabelecidas para que o país avance em uma área tão prioritária e que dialoga diretamente com o desenvolvimento intelectual, econômico e social", afirmou o prefeito, lembrando que a educação é uma construção, necessariamente, coletiva. 



Segundo Chalita, seu principal objetivo como secretário municipal de Educação será providenciar novas vagas em creches, a partir de parcerias não só com o setor público, mas também com o setor privado, por meio das conveniadas. "Nós vamos buscar recursos do governo federal e do governo estadual porque eu acredito que nenhum político durma descansado quando ele sabe que mães vão trabalhar e seus filhos ficam em casa desassistidos. Nós vamos trabalhar muito, primeiro com o setor público, depois com as conveniadas. É bom termos creches próprias, mas há áreas de São Paulo em que não há terreno e não há o que fazer. Qual é o caminho? Unir aquelas pessoas que têm algum equipamento naquele local. Então aí podemos trabalhar com faculdades, com igreja, com federações, com sindicatos. Meu empenho prioritário será resolver essa questão das vagas em creches", afirmou.  



Em seu discurso de posse, Chalita citou o educador Paulo Freire, também secretário municipal de São Paulo no governo de Luiza Erundina, no início da década de 90. O novo secretário afirmou que Freire tinha a educação como a arma mais significativa para significar as relações e para diminuir o fosso que separa os que têm dos que não têm oportunidades. "Estamos aqui para reverenciar esta política pública, que é a base das demais. Estamos aqui para centrar as nossas convicções na construção de um processo educativo que não exclua ninguém", afirmou.



O Plano de Metas da atual gestão tem como objetivo a expansão da oferta de vagas para a educação infantil, além da obtenção de terrenos, projeção, licitação e garantia de financiamento para a construção de 243 de Centros de Educação Infantil (CEI). Entre 2013 e 2014 (dezembro), a atual gestão criou 41.476 novas vagas em Educação Infantil, das quais 33.016 em creche e 8.460 na pré-escola.



Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Educação tem como prioridade o atendimento dos mais vulneráveis socialmente. Tal filtro passou a valer em 2014. Atendidas as crianças em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social, a compatibilização do restante da demanda segue a ordem de cadastro, que era o único critério vigente até dezembro de 2013.



A cerimônia foi realizada no edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, contou com a presença de diversos secretários municipais, políticos e membros da sociedade civil ligados à área de educação. Entre os presentes estavam a vice-prefeita Nádia Campeão, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Roberto Nalini, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, a escritora Lygia Fagundes Telles, além dos secretários municipais Roberto Porto (Segurança Urbana), Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), Jilmar Tatto (Transportes), Paulo Frateschi (Relações Governamentais), Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania), Celso Jatene (Esportes) e Chico Macena (Governo), José de Filippi Júnior (Saúde) e Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida).



Biografia


Gabriel Chalita é professor e escritor. Tem dois doutorados, em Filosofia do Direito e em Comunicação e Semiótica, e dois mestrados, em Direito e em Ciências Sociais. É formado em Direito e em Filosofia e atua como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor de mais de 70 obras, nas áreas de Educação, Direito, Filosofia, Ética, entre outras.



Chalita foi Secretário da Juventude, Esporte e Lazer e Secretário de Educação do Estado de São Paulo. Foi Presidente do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) por dois mandatos. O secretário é ainda membro da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Letras, da qual é presidente. Foi vereador em São Paulo e Deputado Federal pelo PMDB, tendo presidido a Comissão de Educação do Congresso Nacional.



Imagens para download


Crédito: César Ogata / SECOM


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn