Notícia na íntegra

Quinta-feira, 29 de Março de 2018 | Horário: 15:33
Compartilhe:

Guarda Civil Metropolitana recebe mais dois veículos 100% elétricos

Os automóveis, já com características da GCM, serão utilizados para o patrulhamento do Parque Ibirapuera e pela Inspetoria Regional Consolação/Pacaembu
917214-Doação de Veículos Elétricos para a GCM

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (29) o recebimento de mais dois veículos pela BYD do Brasil para a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Os automóveis serão utilizados para patrulhamento pela Inspetoria Regional Consolação/Pacaembu e no Parque do Ibirapuera.

“São veículos novos, modernos, funcionais e foram feitos sob medida para uso e policiamento da cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito João Doria.

As unidades, modelo e5, assim como os protótipos e5 e e6, entregues em setembro do ano passado, foram doados pela BYD em regime de comodato, com prazo de validade até 31 de dezembro de 2020, podendo ser renovado. Ambos já estão caracterizados com a roupagem da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O empréstimo contempla quatro automóveis, dois carregadores de energia (localizados no Parque Ibirapuera e na Praça Roosevelt), e a instalação de ambos, totalizando R$ 1,2 milhão. A cessão dos veículos pela BYD foi acertada durante a visita do prefeito João Doria à China, em julho de 2017.

“Nosso objetivo é permanecer em busca de inovações e avanços para a corporação e, principalmente, ter uma ferramenta a mais para auxiliar na segurança urbana da cidade, o que também reflete no futuro sustentável para São Paulo”, explicou o secretário municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira.

A ação com a multinacional não onerou custos para os cofres públicos. A Prefeitura ressalta a importância de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade de São Paulo.

“É muito importante para a BYD fazer parte das comunidades onde ela tem fábrica. Temos projetos semelhantes para polícia e guarda em Bruxelas e outros países da Europa e também na China”, disse Tyler Li, presidente da BYD no Brasil.

Vantagens do carro elétrico
Além de possuir baixa taxa de poluição e ser uma alternativa sustentável, o automóvel elétrico proporciona gasto menor com a alimentação do motor e a manutenção do veículo.

Sobre a BYD
Fundada em 1995, a BYD é especializada em energia limpa e tornou-se a maior fabricante mundial de painéis fotovoltaicos, baterias recarregáveis e sistemas estacionários.

Presente em cinco continentes, 50 países e 250 cidades, a BYD consolidou-se como a maior fabricante mundial de automóveis elétricos (incluindo os híbridos plug-in), ônibus e caminhões elétricos.

A multinacional também é a segunda maior produtora de celulares, tablets e laptops no mundo. Um de seus sócios é o americano Warren Buffet. A BYD possui mais de 230 mil profissionais, distribuídos em 33 fábricas ao redor do mundo.

A filial brasileira da empresa foi inaugurada em 2014 em Campinas, interior de São Paulo, para a comercialização de veículos, empilhadeiras e a produção de ônibus elétricos. A segunda unidade foi aberta no Brasil dois anos mais tarde, para a produção de modelos fotovoltaicos para produção de energia solar voltaica.

Doação de motos
Também na tarde de hoje, a Prefeitura de São Paulo recebeu a doação de dez motos da Yamaha, modelo XTZ 250 Ténéré. As motocicletas, com valor estimado em cerca de R$ 19 mil cada, serão utilizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela Secretaria das Prefeituras Regionais.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn