Notícia na íntegra
Guardas civis trarão tranquilidade para educadores e estudantes da rede municipal
Os guardas civis metropolitanos atuarão na segurança das escolas da rede municipal de ensino para trazer mais tranquilidade para educadores e estudantes. A atividade faz parte do programa de Proteção Escolar, onde agentes da GCM trabalharão em sistema de atividade complementar em unidades escolares com mais vulnerabilidade. A presença da guarda nas escolas é uma demanda antiga de educadores e comunidades. O acordo de cooperação que estabelece o programa foi assinado pelas secretarias municipais de Educação e Segurança Urbana nesta quinta-feira (27), em solenidade no Parque Ibirapuera, zona sul.
Para o prefeito Fernando Haddad, o programa integra um alinhamento estratégico em torno do objetivo de avançar na qualidade da rede municipal de ensino, além de incentivar o caráter comunitário da Guarda Civil. “A sensação de segurança é uma variável chave para nós resgatarmos tudo que o programa Mais Educação deseja resgatar. Eu tenho certeza que em um ambiente mais seguro nas escolas, as nossas professoras e diretoras vão poder dedicar ainda mais o foco de atenção para a questão para a qual elas foram formadas, que é o aprendizado”, afirmou Haddad.
Os GCMs atuarão em atividade complementar, com adesão voluntária. Poderão trabalhar até oito horas diárias, fora do horário de expediente, por até dez dias, totalizando 80 horas por mês. A remuneração é de R$ 20 por hora, podendo somar até R$ 160 por dia de trabalho. Inicialmente serão oferecidas 1.500 vagas e as inscrições estão abertas. As escolas que receberão os guardas foram selecionadas pelo critério de vulnerabilidade.
Segundo o secretário Roberto Porto (Segurança Urbana), o programa reaproxima a GCM de suas atividades constitucionais, de proteção dos equipamentos públicos municipais. “Eu não tenho dúvida que nós retomamos este programa com muita alegria. A Guarda têm consciência da importância da segurança no processo de aprendizagem, no processo de evasão escolar e em tantas outras questões importantes no diaadia das nossas escolas”, disse Porto.
A Secretaria da Educação contribuirá com 50 viaturas para ronda nos arredores das unidades, prevista para começar no início do próximo ano letivo. A atuação dos GCMs será em cooperação com a comunidade escolar e o objetivo é que haja estabilidade das equipes de guardas nas escolas. “Peço para os dirigentes de educação que façam o trabalho de integração desses nossos companheiros de trabalho, os GCMs. É muito importante que eles sejam envolvidos na situação da escola, nas características da comunidade educacional, que acompanhem e tenham conhecimento do projeto político-pedagógico da unidade e das atividades que são realizadas”, recomendou o secretário César Callegari (Educação).
Atualmente, 104 escolas estão sendo atendidas pelo programa, mas a expectativa é que as inscrições aumentem para o próximo ano letivo. A atividade complementar nas escolas integra um plano de valorização da Guarda Civil Municipal, que inclui ainda renovação da frota, compra de novos uniformes e equipamentos, reforma das inspetorias, melhoria salarial e reestruturação do plano de carreira.
Fotos para download
Crédito: Fábio Arantes / Secom
Foto 1 - Foto 2 - Foto 3 - Foto 4 - Foto 5 - Foto 6 - Foto 7
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk