Notícia na íntegra
Haddad diz que apoiará aprovação de vacina contra dengue
O prefeito Fernando Haddad afirmou nesta terça-feira (18) que apoiará institucionalmente a aprovação formal de nova vacina para dengue, em desenvolvimento pelo Instituto Butatan. Em visita ao instituto de pesquisa, o prefeito Haddad acompanhou uma apresentação sobre o desenvolvimento da vacina, cujos testes deverão ser finalizados em 2016.
“Nós estamos muito preocupados com a questão da dengue em virtude do que aconteceu no estado de São Paulo do ano passado para este ano. Determinamos que a Secretaria [de Saúde] faça campanhas antecipadas junto à população. Mas ao mesmo tempo temos que apoiar o Butantan para junto às autoridades federais ter os seus processos agilizados. É uma questão burocrática que precisa ser vencida para poder concluir os trabalhos. O peso político é importante para transformar isso em uma questão de Estado”, afirmou Haddad.
A vacina em desenvolvimento utiliza vírus atenuados e oferece em dose única 85% de proteção contra os quatro tipos da doença e 95% contra três dos tipos. Atualmente, a vacina está em fase de ensaios clínicos envolvendo 300 voluntários. A primeira etapa dos testes, que envolve a avaliação da segurança da vacina, deve ser concluída em um mês. A segunda etapa, que avalia a eficácia da imunização, estará concluída em fevereiro de 2015. Em seguida será feito um teste em maior escala com 15 mil pessoas, em parceria com 15 instituições de todo o Brasil.
“A descoberta da vacina foi feita, mas ela precisa se transformar em realidade. Para isso tem de ser feita uma série de estudos. Hoje em dia no mundo existem uma série de etapas que precisam ser vencidas até que a gente utilize a vacina. Nós temos muita tranquilidade que esta vacina deverá ser muito boa, mas nós temos que provar, para que a gente tenha o registro perante a Anvisa e aos organismos regulatórios internacionais. Então ela estará pronta para a comercialização e para a distribuição para a população”, explicou o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.
Após a finalização dos testes, o instituto solicitará o registro junto às autoridades sanitárias nacionais e internacionais. Com a aprovação formal, o Butantan poderá produzir a vacina em grande escala para a imunização da população. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de incidência de dengue na cidade, considerando o ano todo, é de 246,3 casos para cada 100 mil habitantes, considerada média pelo Ministério da Saúde. O desenvolvimento da vacina é realizado pelo Butantan em parceria com Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, do inglês National Institutes of Health).
Leia mais:
Prefeitura determina que notificação de dengue e chikungunya seja em até 24 horas
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk