Notícia na íntegra

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015 | Horário: 12:58
Compartilhe:

Haddad participa de Dia Sem Carro em Paris

O prefeito Fernando Haddad caminhou ao lado da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, no último domingo (27/09) pela avenida Champs Elysées para comemorar o fechamento das ruas de Paris para os automóveis. Uma área de 20 quilômetros quadrados na parte central da capital francesa foi tomada por pedestres e ciclistas, numa ação ligada à iniciativa de redução da emissão de gases poluentes. Paris sediará a Conferência do Clima da ONU (COP 21) em dezembro.

“Eles estão pouco à frente de nós nas iniciativas (de mobilidade urbana), com faixa de ônibus, ciclovias, carros elétricos compartilhados, áreas de baixa velocidade ou sem carro. Tudo isso está sendo testado nas grandes metrópoles do mundo que buscam alternativas sustentáveis. Essa troca de impressões e de experiência faz muita diferença”, disse o prefeito Haddad em entrevista à imprensa. Os prefeitos de Bruxelas (Bélgica), Yvan Mayeur, e de Bristol (Reino Unido), George Ferguson, também participaram da caminhada.

Conforme já aconteceu duas vezes na Avenida Paulista, Haddad comparou a iniciativa parisiense ao programa Rua Aberta, que pretende abrir para pedestres e ciclistas uma rua por subprefeitura da cidade, aos domingos e feriados. O projeto está sendo discutido pela população em uma série de audiências públicas.

“Aqui o projeto é até mais ambicioso, está fechando uma grande área. Estamos fechando uma rua por subprefeitura. Mas é o começo de mudar a percepção do cidadão em relação à cidade. A última pesquisa Ibope sinalizou 66% de aprovação à abertura das vias para pedestres e ciclistas. Estamos começando o projeto, vamos acompanhar sua evolução, e a população é que vai dizer até onde poderemos chegar. Tem muita coisa acontecendo e nós não podemos nos fechar”, disse Haddad.

Haddad visitou a capital francesa a convite da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, para conhecer políticas públicas de mobilidade e de urbanismo adotadas pela cidade. Ele também foi o convidado de honra da cerimônia de inauguração da Escola de Urbanismo do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po).

Na sexta (25) e no sábado (27), o prefeito participou de visitas e apresentações sobre o plano diretor e intervenções urbanas em Paris, como o projeto de revitalização e uso público das margens do rio Sena e o projeto urbanístico do bairro Clichy-Batignolles.

“Paris também tem muitas operações urbanas que estão inspirando as operações urbanas em São Paulo. Estamos para mandar algumas leis para a Câmara Municipal na direção de reestruturar bairros, como é o caso, por exemplo, dos bairros das margens do Tamanduateí”, afirmou o prefeito.

Leia Mais
Governar é correr riscos, diz prefeito

Imagens para download:
Crédito: Prefeitura de Paris/Marc Verhille
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn