Notícia na íntegra

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2015 | Horário: 06:58
Compartilhe:

Heliópolis é o primeiro bairro da América Latina com iluminação LED

O prefeito Fernando Haddad entregou na noite desta quarta-feira (9) a nova iluminação pública de Heliópolis, zona sul. O bairro é o primeiro em toda a América Latina a contar com a tecnologia LED nos postes. Por meio do programa “LED nos bairros”, cerca de 1.300 luminárias LED foram instaladas em 224 vias do bairro, percorrendo 24 km de extensão de ruas. A medida beneficia quase 200 mil moradores.



Ao lado do arquiteto Ruy Ohtake, que tem vários projetos no bairro e desenhou o CEU Heliópolis, Haddad vistoriou a nova iluminação. “O LED consome 50% da energia elétrica e ilumina o dobro em comparação com as de vapor de sódio e mercúrio. Com metade do consumo, você ilumina o dobro do que iluminava e a energia elétrica está cara. Estamos dando um exemplo para o mundo de como compatibilizar um programa social, que é a segurança pública primária, com um projeto de sustentabilidade, porque quem economiza energia ajuda o meio ambiente”, afirmou Haddad.



As luminárias LED também tem vida útil maior, pois duram aproximadamente 12 anos, enquanto os outros tipos não passam de cinco anos, em média. O investimento de R$ 3 milhões da Prefeitura em Heliópolis se soma a implantações de LED feitas também nas marginais Tietê e Pinheiros, além da avenida 23 de maio e o entorno da Arena Corinthians, em Itaquera.



“Esse é o primeiro bairro da América Latina que a iluminação das ruas e das vielas é feita com essa tecnologia, que está modernizando a iluminação dentro das casas, mas agora estamos fazendo nas ruas, usando como iluminação pública. Resolvemos fazer essa experiência em Heliópolis, porque as mulheres e as lideranças tinham reivindicado e vocês merecem”, disse o secretário municipal de Serviços, Simão Pedro.



“A mulherada se reuniu, saiu para as ruas com velas e, nos locais onde não tinha a iluminação, a gente colocava uma cruz para significar as mortes que existiam. Por isso, é com muita alegria e com grande celebração que recebemos essa iluminação”, comemorou Antônia Cleide Alves, que mora no bairro desde 1972 e preside a União de Núcleos das Associações de Heliópolis (Unas).



“A vida das crianças e das mulheres muda com a chegada do LED, justamente porque as pessoas se sentem mais seguras. As crianças conseguem brincar em um horário em que o viário está disponível e elas não utilizavam por medo em função da escuridão ou por falta de visibilidade”, disse Haddad.



Durante a entrega em Heliópolis, o prefeito anunciou que a segunda etapa, que será iniciada na próxima semana, contemplará outros oito bairros com 60 mil lâmpadas de tecnologia LED.  A expectativa é que as melhorias sejam concluídas até julho de 2016.



Do início de 2013 até agosto deste ano, a Prefeitura já ampliou a iluminação pública da cidade com 51.534 novos pontos de luz, além de ter remodelado outros 255.029 pontos, substituindo lâmpadas de vapor de mercúrio, que iluminam menos e gastam mais energia elétrica, por vapor de sódio e metálico, que são mais eficientes.



“Iluminação pública é segurança, além de valorizar o bairro. Então, trocamos mais de 250 mil luminárias e já chegamos a 50 mil pontos novos, o que equivale a mais que uma cidade de Santo André inteira, em termos de iluminação. Nenhum bairro ficou sem intervenção nossa nos últimos três anos”, explicou Simão Pedro.



“A luz e a iluminação, junto com transporte, educação e saúde, são importantes na vida das mulheres. A gente sabe que, se a Prefeitura está implantando esse projeto hoje, é porque dialogou e dialoga com os movimentos sociais, o que fortalece o controle social”, afirmou a secretária de Políticas Para Mulheres, Denise Motta Dau.



Também participaram do evento a vice-prefeita, Nádia Campeão, e a subprefeita do Ipiranga, Edna Diva Santos.



PPP da iluminação
Além da ampliação da iluminação LED com recursos próprios, como em Heliópolis e nos outros oito bairros da segunda etapa, está em andamento o edital da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, que prevê a troca das mais de 600 mil lâmpadas da cidade para a nova tecnologia.



O edital prevê que, nos primeiros cinco anos da parceria, o vencedor da concorrência terá que investir anualmente R$ 1,7 bilhão para trocar, já no primeiro ano, 10% das luminárias da cidade por LED, além de ampliar o atual parque em mais 70 mil pontos de iluminação. Nos quatro anos seguintes, a empresa vencedora terá de trocar 22% das luminárias por ano até completar o parque, além de fazer a ampliação de mais 5% por ano para fazer frente ao crescimento da demanda, que é constante. O novo parceiro terá também de fazer novos investimentos a partir do 10º ano, já que terá de renovar as luminárias de LED, considerando o tempo médio de vida das luminárias.



FOTOS
Crédito: Leon Rodrigues/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 | Foto 11 | Foto 12


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn