Notícia na íntegra

Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2014 | Horário: 14:24
Compartilhe:

Hora Certa Móvel reduz 97% a fila para eletroneuromiografia na Capela do Socorro

A unidade da Rede Hora Certa Móvel instalada na região da Capela do Socorro, na Zona Sul, diminuiu entre outubro do ano passado a janeiro deste ano em 97% a fila para exames de eletroneuromiografia -  utilizado por neurologistas, neurofisiologistas, ortopedistas e fisiatras na avaliação dos nervos e músculos. Neste período foram realizados 8.949 exames do tipo em pacientes da região.

A carreta de 15 metros de comprimento, que é uma das quatro unidades móveis – além das seis fixas –, tem como objetivo reduzir a fila de exames menos complexos. Em cerca de quatro meses, a unidade da Capela do Socorro fez ainda 159 colonoscopias, reduzindo a fila em 50%, outras 512 nasofibroscopias, com queda de 44% na espera. Foram feitas ainda 10.946 ultrassonografias - redução de 43% da fila - e 456 esofagogastroduodenoscopias, com queda de 16% da espera. 

De outubro a janeiro, a unidade móvel realizou 21.042 exames em pacientes encaminhados por UBS de Capela do Socorro e de Parelheiros. As unidades móveis da Rede Hora Certa reduziram entre 80 e 90% a fila por exames nos bairros em que foram instaladas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa para realizar exames contabilizou, até a metade de janeiro, mais de 22 mil procedimentos em Ermelino Matarazzo, Brasilândia e Capela do Socorro.

Novo local
Desde o último dia 3, a unidade móvel da Rede Hora Certa que estava na Capela de Socorro migrou para CECCO Santo Amaro, na Rua Padre José Maria, número 555. 

Para utilizar o serviço, não é possível marcar os exames de forma direta. Eles devem ser marcados pelas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam o agendamento. Dentre os exames realizados estão colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassom, nasofibroscopia e ecocardiograma. Serão diversos procedimentos realizados de segunda à sexta-feira, no horário das 7h às 20h e aos sábados, das 8h às 18h.

Unidades móveis
A Carreta da Saúde mede 15 metros de comprimento, é dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais e perfaz uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel é autônomo e possui quatro salas de atendimento climatizadas com equipamentos de diagnóstico de alta tecnologia, áreas de esterilização, sala de ecocardiograma / ultrassonografia, bem como área de espera e elevador para pessoas com mobilidade reduzida.

Já os boxes da saúde são estruturas que chegam a ter 7,5m x 2,5m e consistem em sistemas de saúde móvel autônomos, com abertura lateral automatizada ou não, que permite alcançar uma área de 45 m² em que podem ser feitos atendimentos em até quatro especialidades.

O box menor possui duas salas reversíveis, cada uma com um banheiro independente, que pode ser facilmente acoplada à outras unidades a fim de criar até mesmo um centro médico. Há ainda uma recepção e duas tendas de 5m x 5m usadas como sala de espera.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn