Notícia na íntegra
Hospital de Parelheiros beneficiará mais de 200 mil pessoas na zona sul
O prefeito Fernando Haddad esteve neste sábado (23) na zona sul para lançamento da licitação que vai contratar empresa para construir o Hospital de Parelheiros. O processo é o último passo necessário para o início das obras, que deverá ocorrer ainda em 2014. O equipamento, aguardado há décadas pela população, terá 255 leitos, dos quais 41 são para obstetrícia e 30 de UTI. Unidade beneficiará 205 mil pessoas com pronto-socorro, maternidade e centro de especialidades.
“Tem pelo menos 20 anos que as pessoas daqui esperam este hospital. Os últimos hospitais licitados na cidade foram Cidade Tiradentes e M’Boi Mirim, há muitos anos. Agora são dois hospitais que se tornaram realidade aqui na zona sul: o Hospital Santa Marina, no Jabaquara, e o Hospital de Parelheiros”, afirmou Haddad, no lançamento realizado nesta tarde no Centro Educacional Unificado de Parelheiros, zona sul.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a zona sul é a mais carente em atendimento hospitalar, possuindo 0,7 leito público para cada mil habitantes, quando a proporção ideal, segundo o Ministério da Saúde, é de dois a três leitos para mil pessoas.
Desde 1990, Toninho Colônia, 56 anos, participa do movimento de saúde de Parelheiros, cuja reivindicação principal é a construção do hospital. “Parelheiros hoje tem 205 mil habitantes e não tem ambulatório de especialidades. O hospital do Grajaú também não tem condições de dar suporte”, conta o líder comunitário.
Segundo Toninho, para realizar um exame ou uma consulta com especialista, muitas pessoas da região chegam a gastar uma hora e meia para ir até uma unidade de saúde em outro bairro. “O hospital é a nossa bandeira. Quando o movimento começou, só tinha três unidades de saúde aqui. Hoje temos 27 unidades e vamos ter o hospital”, disse Toninho.
Atendimento
O novo hospital terá 31 mil metros quadrados, 10 salas cirúrgicas, heliponto, brinquedoteca e bicicletário. A população terá acesso pelo Sistema Único de Saúde a atendimentos com uma equipe de saúde completa, com clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, anestesia, ginecologia, radiologia, intensivista e neonatal. Em uma mesma estrutura haverá um hospital dia, um hospital escola e um centro de apoio diagnóstico, que oferecerá exames como mamografia, endoscopia, raio-x tomografia, ultrassom e ressonância magnética.
O hospital será construído com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF) por meio do PAC Mananciais do governo federal, com custo estimado de R$ 190 milhões. O terreno de 70 mil metros quadrados em que será instalado o equipamento está localizado entre as ruas Euzébio Cogho e Cacual, no centro de Parelheiros.
“Este é o resultado de um ano e meio de muito trabalho. Nós escolhemos um terreno, compramos a área, desenvolvemos um projeto base e um projeto executivo. Os recursos nós conquistamos através de uma parceria com o governo federal e temos a previsão de 20 meses de obras”, explicou o secretário José de Filippi (Saúde). Em julho, a CEF aprovou o projeto executivo do hospital.
Uma preocupação do projeto foi reduzir o impacto ambiental do hospital. O edifício irá utilizar sistema de reuso de água, vinculado a um sistema de automação predial, que possibilita a monitoramento e o controle dos vários subsistemas visando uso racional da energia, água e climatização.
Outro benefício do equipamento é a criação de dois mil empregos. O financiamento junto ao governo federal foi obtido dentro de um programa de reurbanização da região, que inclui a construção de novos equipamentos públicos, como escolas, creches, postos de saúde e hospital. Todo o conjunto de obras está avaliado em R$ 4 bilhões.
Participaram da cerimônia de lançamento, entre outras autoridades, a vice-prefeita Nádia Campeão, o secretário Jilmar Tatto (Transportes) e o subprefeito de Parelheiros Nilton Aparecido de Oliveira.
FOTOS
O crédito da foto deve ser Fernando Pereira / SECOM.
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 l Foto 5 l Foto 6 l Foto 7 l Foto 8 l Foto 9
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk