Notícia na íntegra
I Concurso Cultural Jogo da Onça tem início para estudantes e professores da rede municipal de ensino
Em tempos de pandemia, a Secretaria Municipal da Educação criou uma atividade interessante, no sentido de interagir os estudantes, professores, demais profissionais da rede de ensino, junto com seus familiares. É o Concurso Cultural Jogo da Onça, que está na sua segunda edição. O objetivo é estimular os participantes com a confecção de tabuleiros e de vídeos que ensinam a jogar. A participação é feita pelas redes sociais utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP e marcando a @educaprefsp nas publicações.
O concurso é dividido em quatro categorias:
1. Foto, para estudantes;
2. Foto, para professores, servidores e ex-alunos;
3. Vídeo Ensinaí, para estudantes;
4. Vídeo Ensinaí, para professores, servidores e ex-alunos.
A construção do jogo pode ser publicada nas redes sociais até 28 de maio e a premiação para os mais criativos será divulgada em 11 de junho. As plataformas utilizadas são o Facebook e Instagram. A ação deve ser registrada por meio de fotos e vídeos, utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP e marcando @educaprefsp para divulgação nas redes sociais.
A ideia é a construção de um tabuleiro, com peças do Jogo da Onça utilizando materiais alternativos, possibilitando a atividade com outros membros da família
Como fazer a divulgação
Nas categorias Fotos, os participantes devem confeccionar um tabuleiro e peças com materiais diversos, registrar com imagens e postá-las (de forma pública) nas redes sociais, marcando também as redes sociais de Secretaria Municipal de Educação (Facebook ou Instagram) e utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP junto com NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho.
No Ensinaí os participantes devem gravar vídeos de, no máximo, um minuto de duração, ensinando as regras do Jogo da Onça. Esse vídeo deve ser postado (de forma pública) nas redes sociais, marcando as redes sociais de SME (Facebook ou Instagram) e utilizando a hashtag #MeuJogodaOncaSP junto com NOME COMPLETO, ESCOLA e SÉRIE do(a) autor(a) do trabalho.
Os dez estudantes mais criativos e os três servidores ou ex-alunos receberão medalhas após o término do concurso. O resultado será divulgado nas Redes Sociais da SME.
Sobre o Jogo da Onça
É um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro e usando pedras como peças: uma delas representa a onça e as outras 14 (iguais entre si), os cachorros. Trata-se de uma atividade de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
Jogos de Tabuleiro na Rede Municipal de Ensino
Além do Jogo da Onça, que tem origem na América, a Secretaria Municipal de Educação procura valorizar atividades de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir de jogos como Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk