Notícia na íntegra

Quinta-feira, 5 de Março de 2020 | Horário: 11:35
Compartilhe:

Iniciativa de chef de cozinha leva almoço solidário aos serviços de acolhimento da Assistência Social

Cerca de 1.200 conviventes da região central da cidade participam do projeto “Caldo dos Chef’s”

Nesta quarta-feira (4), o renomado chef de cozinha, Fabio Minato e outros chefs de restaurantes tradicionais da cidade de São Paulo, se uniram à ideia de Minato para oferecer um almoço especial para os conviventes dos Centros de Acolhida para Adultos 24 horas (Vivenda da Cidadania, Olarias e Estação Vivência), Centro de Acolhida Especial para Mulheres (CAE – Casa de Apoio Maria Maria), Centro de Acolhida Especial para Famílias (CAE), Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAE – Sítio das Alamedas) e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) localizados no distrito do Pari.



Em agosto de 2019, com a iniciativa de Minato, a primeira edição do “Caldo dos Chefs” aconteceu no Complexo Prates, na região do Bom Retiro, e serviu mais de 600 refeições, reunindo um grupo de amigos voluntários que compartilharam seus talentos, tempo e trabalho também para a realização desta nova edição do Caldo dos Chefs. O objetivo é aproveitar ao máximo o alimento e todos os nutrientes que ele tem a oferecer. “O projeto é pensado em todos os setores, e claro, no não desperdício de alimentos que vem de doações do Ceagesp”, comenta o chef.

Para esta ação, o evento contou com os seguintes chefs e restaurantes: Silvia Percussi - Vinheria Percussi (italiano), Ronaldo de Souza - Pizza Chena (pizza), Leo Nori -Noriyuki Sushi Bar (japonês), Lorenzo Carbone - Casa Carbone (churrasco), Fernando Rios e Felipe Furlan - Aragon (culinária espanhola e portuguesa) e Celso Hiroshi - Agro Produtora Sudeste Ltda (Atacadista/Ceagesp).

Para Fábio, a segunda edição deste evento causa um sentimento muito particular. “Eu sinto que só agora estou entrando na história da gastronomia”, comenta o chef premiado.

Para reafirmar o compromisso de solidariedade, a iniciativa conta com a parceria da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e o primeiro do Brasil e da América Latina.

O presidente da Ceagesp, Johnni Hunter Nogueira, mais uma vez mergulhou neste projeto, abraçando a causa em favor dos serviços da Prefeitura e em prol de uma alimentação de qualidade. "A Ceagesp, como empresa líder em abastecimento da América Latina, preocupada com a segurança alimentar e compromissada com questões sociais, sente-se honrada em colaborar com o Caldo dos Chefs pelo segundo ano consecutivo”, destaca Hunter.

Hoje foram servidas cerca de 1400 refeições, entre os conviventes dos serviços conveniados à SMADS e funcionários. O cardápio contou com uma deliciosa carne de panela, rica em legumes, acompanhada de arroz branco e salada. Já para a sobremesa foi servido salada de frutas.



A atendida do Centro de Acolhida Especial para Mulheres (CAE – Maria Maria), A. S. T., 28 anos, se mostrou muito satisfeita com o prato e estava contente com a movimentação do Complexo Canindé (CA, CAE e ILPI). “A comida está muito saborosa, é um cardápio diferente do que a gente está acostumada”, comenta a convivente.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, a iniciativa é de extrema importância para a humanização dos centros de acolhida da Prefeitura e agradeceu presencialmente a atuação dos voluntários. “É muito significativo para nós, vermos grandes chefs de cozinha doando parte de seu tempo para oferecer uma boa refeição, e como se pode ver é uma parceria que deu certo, basta observar o quão satisfeito o público está”, relata a secretária.


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn