Inovação: CASP promove conversa sobre Política de Atendimento para públicos específicos
Iniciativa discute desafios e boas práticas no atendimento a segmentos diversos da população em São Paulo
A Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP) da Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT), da Prefeitura, iniciou, na semana passada, um ciclo de videoconferências sobre o atendimento a públicos específicos na cidade de São Paulo. A experíência será repetida no dia 29 (quarta-feira), às 11h, no Facebook da Secretaria, com o tema LGBTQI+ e Igualdade Racial.
O tema da primeira edição, Imigrantes e População em Situação de Rua, foi discutido por dois integrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Vinicius Duque, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC, elencou três desafios que podem ser oportunidades de qualificar o atendimento: idioma, entendimento dos serviços possíveis para imigrantes e documentação.
O especialista indicou que existem diversos documentos que devem ser aceitos em equipamentos públicos para prestação de serviços a imigrantes, como o Registro Nacional Migratório ou o Protocolo Provisório de Solicitação de Refúgio, entre outros, descritos na
Política Municipal para População de Imigrantes.
"Em relação ao idioma, primeiro é ter calma, ouvir com calma a pessoa que está na sua frente. Em muitos casos, a gente percebe que, se há uma postura de estar aberto, é possível. A comunicação não se dá só nas palavras", afirmou Vinícius.
Mediada por Brauner Cruz, assessor da Política de Atendimento na CASP, a conversa também tratou de políticas públicas e tirou dúvidas sobre ações voltadas à população em situação de rua na cidade de São Paulo.
A especialista falou sobre alguns pontos no atendimento ao segmento em função da pandemia. Além da ampliação de vagas em centros de acolhida da Prefeitura, é preciso estar atento a meios de não fragilizar a pessoa atendida, que está em um contexto que muda rapidamente. Se é necessário o agendamento de um serviço, vale buscar meios para manter a pessoa informada.
Giulia também destacou boas práticas, como a das equipes de Consultórios na Rua, formadas por profissionais multidisciplinares que prestam serviços de atenção integral à saúde da população em situação de rua na cidade. Muitas equipes possuem pessoas que também estão em situação de rua, o que facilita o contato com os cidadãos que são atendidos.
A transmissão foi online e aconteceu no Facebook da SMIT. Você pode conferir a conversa na íntegra
clicando aqui. O próximo tema, no dia 29 (quarta-feira), também às 11h, no Facebook da Secretaria, será atendimento ao público LGBTQI+ e Igualdade Racial.