Notícia na íntegra
Kits pedagógicos enviados às unidades de Educação Infantil ampliam possibilidades de experiências com bebês e crianças
Com a intenção de ampliar as possibilidades criativas oferecidas aos bebês e crianças no cotidiano da Educação Infantil no município de São Paulo, foram enviados às unidades educacionais quase 8 mil kits pedagógicos com materiais que instigam a experimentação. Um conjunto com 37 tipos de materiais, como tinta, pincéis, rolos de pintura, fitas (métricas, adesivas e de cetim), papéis, plásticos, lupas, estecas, argilas, telas de pintura, entre outras coisas, fazem parte do conjunto.
Para inspirar os educadores que atuam com a primeira infância, a Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Educação Infantil (DIEI), produziu um material que conceitua os termos “material” e “materialidade” e mostra possibilidades de experiências com os itens que compõem o kit. A ideia é que as professoras e professores sejam parceiros dos bebês e crianças nas descobertas que envolvem o seu uso e que usem a criatividade para produzirem diferentes experiências a partir das materialidades que podem ser construídas.
Acesse o material “Orientações e possibilidades de utilização e exploração do Kit Pedagógico 2023”
Entre outras coisas, o documento enfatiza que o kit possui itens que saem do padrão tradicional dos materiais escolares e que isso ocorre porque entende-se que bebês e crianças têm o direito de acessar a maior diversidade possível de materialidades, bem como
experimentar e subverter o uso do maior número possível de objetos. Em um trecho do documento orientador é dito que: “Há muitos materiais expressivos na cozinha de casa, na loja de construção, na indústria, nas lojas de arte e artesanato, entre outros lugares.”
O documento também aponta que antes de ofertar materiais para bebês e crianças, é muito importante que as professoras e professores experimentem seu uso, façam testes simples e vivam uma experiência para compreender melhor se aquele material é o mais indicado de acordo com sua intencionalidade pedagógica – nas pesquisas, brincadeiras e experiências vivenciadas por bebês e crianças. Além disso, há indicações de formas de utilização dos materiais e fotografias de experiências desenvolvidas em diversas unidades de Educação Infantil da RME.
Na Diretoria Regional de Educação São Miguel Paulista, por exemplo, as coordenadoras pedagógicas da região tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com a ceramista Talita Cavalcante. O encontro aconteceu no Centro Educacional Unificado (CEU) São Miguel – Luiz Melodia e teve como objetivo a apresentação e apropriação das possibilidades do uso da argila do kit pedagógico e a reverberação nas práticas das UEs.
Os materiais devem ser utilizados para finalidades pedagógicas no que tange às pesquisas, brincadeiras e experiências, tendo em vista a responsabilidade com a segurança dos bebês e crianças e o consumo consciente dos materiais. Os itens também podem ser utilizados para a confecção de documentação pedagógica, a qual não necessita de decoração, mas deve ser elaborada para registro reflexivo, memória e comunicação sobre as vivências.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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