Notícia na íntegra

Segunda-feira, 19 de Abril de 2021 | Horário: 13:19
Compartilhe:

Linhas 4-Amarela e 5 Lilás de Metrô apoiam município, exibindo alertas de pessoas desaparecidas

Menos de um mês após começar a exibir as imagens de pessoas desaparecidas no Metrô, o convênio com a Prefeitura de São Paulo já deu resultado

Agora, os passageiros que utilizam as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô também terão acesso às imagens em telas que ficam nas estações destas duas linhas. Os alertas destacam fotos e nomes de desaparecidos e o telefone do serviço municipal de localização.

“Esta ação no transporte se mostrou muito importante, pois tivemos um aumento no número de cadastros e as pessoas estão mais atentas para o problema. O paulistano está olhando no rosto das pessoas, o que é muito bom para a cidade em termos de empatia”, diz o diretor da Divisão de Desaparecidos da SMDHC, Darko Hunter.

Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, também destaca a importância dessa ação. “Estamos estabelecendo essa parceria com a cidade de São Paulo para ajudar estas famílias a encontrar seus entes queridos. Uma angústia que só quem tem um parente desaparecido sabe dimensionar”, afirma.

Esta parceria tem duração de seis meses para a realização de ações conjuntas com as concessionárias, nas redes sociais e nas telas das estações. A capital paulista tem, atualmente, 2.847 pessoas na lista de desaparecidos. O serviço é gratuito e basta fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e preencher o cadastro da prefeitura para disparar um processo de verificação em toda a rede municipal de assistência.

Para Darko, ainda há muita desinformação sobre o assunto. “Ao contrário do que se vê nas séries e filmes, não é preciso esperar 24h para fazer a denúncia. A prefeitura está pronta para ajudar assim que a família constatar que a pessoa não está no local que deveria”, explica.

A Divisão de Localização Familiar atende pelo whatsapp (11) 97549-9770, ou e-mail: desaparecidos@prefeitura.sp.br. Também há um Posto Avançado no centro de São Paulo.

Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade:
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn