Notícia na íntegra

Sexta-feira, 28 de Maio de 2021 | Horário: 08:31
Compartilhe:

Live discute programa que oferece aulas de português aos imigrantes em São Paulo

Transmissão ao vivo desta sexta-feira (28) tratará da iniciativa que proporciona possibilidade de inserção social

Transmissão ao vivo desta sexta-feira (28) tratará da iniciativa que proporciona possibilidade de inserção social

 A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vai promover nesta sexta-feira (28), às 14 horas, uma live para discutir o panorama e as novas perspectivas do Programa Portas Abertas: Português para os Imigrantes. A ação mostrará a iniciativa da cidade que proporciona à essa população da capital aulas de português que auxiliam na inserção social. A transmissão será feita na página do Facebook da pasta e é aberta a todos os interessados.

Questões como o panorama da população imigrante em São Paulo, o percurso do Programa Portas Abertas, possibilidades a partir do novo material didático que é específico para as aulas, processo de escrita e conteúdo do material, além de relato de prática de uma professora do projeto serão tratados no evento on-line.

 O Programa Portas Abertas: Português para Imigrantes é uma iniciativa conjunta entre as secretarias municipais de Educação e  de Direitos Humanos e Cidadania, que proporciona aulas de português para que essas pessoas usufruam de seus direitos como cidadãos, acessem os serviços públicos e o mercado de trabalho. Podem participar da iniciativa imigrantes com idade igual ou superior a 18 anos, independentemente de sua situação documental.

Acesse os materiais do Programa Portas Abertas: Português para Imigrantes (https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sme-lanca-colecao-portas-abertas-portugues-para-imigrantes/)

Participantes

 - Fernando Padula (secretário municipal de Educação) - É bacharel em Direito e servidor público do Governo do Estado de São Paulo. Pós-graduado no programa Latino-Americano de Governabilidade, gerência política e gestão pública. É mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Já atuou na Secretaria Estadual de Projetos Orçamento e Gestão, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, na Secretaria Estadual da Educação de São Paulo e na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

 Ana Claudia Carletto (secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania). - Mestra em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Já atuou na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura, na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de São Paulo. Ocupou o cargo de secretária executiva-adjunta de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

 Felipe Costa – Diretor do Núcleo Técnico de Currículo (SME)

 Vinícius Duque – Coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. É advogado e mestrando em Gestão de Políticas Públicas.

Carolinne Mendes – Está à frente das ações para os Povos Migrantes no NEER (Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais) da SME. É professora de história, doutora e mestre em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde ministra cursos de extensão e realiza pesquisas nas áreas de relações raciais e de gênero no Brasil e história e audiovisual.

 Bryan Sempertegui – Imigrante boliviano, gestor de políticas públicas e assessor da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

 Mariana Alcalay – Oficial de projetos do Setor de Educação da Representação da UNESCO no Brasil, responsável pela área de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e ponto focal para a resposta humanitária para migrantes venezuelanos. É mestre em direitos humanos, especialista em assistência humanitária e manutenção da paz internacional e bacharel em Relações Internacionais.

 Ingrid Lidyane S. Silva – Mestranda do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades. Elaborou o livro didático, nível avançado, do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes. Concluiu Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e em Linguística Africana. É educadora e atua promovendo formações em arte e cultura negra para professores, estudantes e interessados em literaturas africanas e afro-diaspórica.

 Norma Vieira – Fez bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais. Atua como docente na Rede Municipal de Educação. Lecionou em turmas do Portas Abertas: Português Para Imigrantes nas escolas municipais.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn