Notícia na íntegra
Mais de 110 mil pessoas curtem pré-carnaval em blocos de rua
Mais de 110 mil foliões foram às ruas de São Paulo nesta sexta-feira (29) e sábado (30) para curtir o pré-carnaval em 147 blocos, espalhados por todas as regiões da cidade. Mais de 100 mil pessoas participaram dos 74 desfiles apenas neste sábado (30), quando a maior parte dos blocos, cerca de 60 grupos, fez a festa na região central e na subprefeitura de Pinheiros, zona oeste. Mas, a folia chegou à toda Capital neste fim de semana, com 16 blocos na zona norte, 18 na zona sul e 22 na zona leste.
O pré-carnaval foi aberto nesta sexta-feira (29) com 10 mil foliões em 8 blocos: quatro na subprefeitura da Sé, dois no Butantã, um na Mooca e um em Pinheiros. O destaque foi o Bantantã, grupo fundado em 1979 por funcionários da Universidade de São Paulo e freqüentadores dos bares da avenida Waldemar Ferreira, que levou cerca de 4 mil pessoas para as ruas do Butantã, zona oeste.
A grande atração deste sábado (30) foi o bloco Bicho Maluco Beleza, liderado pelo cantor Alceu Valença, que teve a participação de mais de 50 mil pessoas. O desfile trouxe a animação do carnaval de Recife para a avenida Pedro Álvares Cabral, no trecho próximo ao Parque do Ibirapuera. Em sua segunda participação no carnaval de rua paulistano, Alceu Valença convidou também a roda de samba Último Gole.
“Quando o Alceu começou a cantar, me emocionei e até chorei. Hoje consegui matar a saudade de Recife”, contou Maurício Santana, 50 anos, pernambucano radicado em São Paulo. Maurício aprovou também a localização do desfile. “A descentralização é boa, melhora a acessibilidade e fica todo mundo mais à vontade. Não vi nenhuma briga, está todo mundo brincando em paz”, avalia.
Neste sábado (29), aconteceu a passagem por São Paulo do bloco carioca Bangalafumenga, que desfilou na avenida Tiradentes, na região central. O grupo, que tem uma bateria com 200 ritmistas, colocou mais de 10 mil pessoas para dançar grandes sucessos da música popular brasileira, de artistas como Tim Maia e Jorge Ben Jor.
Pela primeira vez no carnaval de rua de São Paulo, a professora Maria Paula Vicentin aprovou a estrutura montada para os grandes desfiles na região central. “Viemos de metrô, foi super fácil. A segurança está muito boa. Acho muito legal este tipo de carnaval ganhar força, porque é gratuito e popular”, disse Maria Paula, que mora no Jaçanã, zona norte. Ela curtia o Bangalafumenga acompanhada da tia Lilian Vicentin, 64 anos. “Sou carioca e do samba. Vim visitar a família e aproveitei para ver como era o carnaval de São Paulo. A organização está muito boa, a festa não perde em nada para a do Rio”, elogia Lilian.
Além dos blocos, o pré-carnaval têm também neste final de semana atrações no palco do Largo da Batata, em Pinheiros, montado pela secretaria municipal de Cultura. Das 18h às 23h30, haverá apresentação dos blocos Jegue Elétrico (20h) e Orquestra Voadora (22h).
Também teve início neste final de semana de pré-carnaval o monitoramento dos blocos por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e da Polícia Militar.
Banheiros
Na sexta-feira (29), o público do carnaval de rua contou com 32 banheiros químicos, sendo um adaptado para pessoas com deficiência. Nos desfiles dos blocos no sábado (30), foram disponibilizados pela São Paulo Turismo (SPTuris) 351 banheiros químicos durante todo o dia, sendo 67 adaptados para pessoas com deficiência.
Ao todo, durante todo o período de carnaval serão disponibilizados 8.108 diárias de banheiros químicos, cerca de 40% a mais comparado a 2015, quando foram disponibilizados aproximadamente 3 mil.
Fiscalização
A Prefeitura também disponibilizou cerca de 130 agentes para fazer a fiscalização nas ruas, primordialmente em relação a ambulantes, cumprimento da Lei Cidade Limpa e ao fechamento de bares após a 1h.
Nesta sexta-feira (29) foram apreendidos 60 sacos de mercadoria irregular, apenas na subprefeitura de Pinheiros. Nas demais, não houve apreensão. Já no sábado (30) foram apreendidos, até às 17h, 104 sacos no total, nas subprefeituras Vila Mariana, Lapa e Sé.
Saúde e segurança
Nesta sexta-feira (29) e no sábado (30), não houve solicitação de atendimento das ambulâncias do Samu para os blocos.
A Guarda Civil Metropolitana acompanhou as festividades neste sábado (30) e realizou 1.225 apreensões da região central, principalmente de bebidas de comércio irregular.
Trânsito
Para organizar o trânsito e tornar a festa mais segura, 20 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego atuaram nesta sexta-feira (29) com nove viaturas. Não houve registro de ocorrências.
Durante a operação de trânsito neste sábado (30) também não foram registradas ocorrências graves. A Companhia de Engenharia de Tráfego trabalhou com 345 agentes para a fiscalização e orientação dos blocos. Foram disponibilizadas 160 viaturas. Até às 16 horas de sábado (30), a Central de Operações da Companhia registrou trânsito normal nas regiões com maior adensamento de foliões, caso das avenidas Santos Dumont (zona norte), avenida Pedro Alvares Cabral (zona sul), avenida Brigadeiro Faria Lima (zona sul) e perímetro da Vila Madalena (zona oeste). No mesmo horário, a Companhia registrava 16 quilômetros de congestionamentos.
Limpeza
Na região da subprefeitura da Sé foram recolhidas na sexta-feira (29) 1,6 tonelada de lixo. A limpeza das ruas foi realizada com 26 metros cúbicos de água de reuso e 150 litros de desinfetante. No total, 56 agentes trabalharam auxiliados por dois triciclos, dois carros elétricos, dois caminhões-pipa e um caminhão antares.
Na região de Pinheiros, 198 profissionais trabalharam na sexta-feira (29) na limpeza das ruas que receberam blocos e coletaram 5,5 toneladas de lixo. A limpeza empregou 30 metros cúbicos de água de reuso e 240 litros de desinfetante. Auxiliaram os trabalhos 23 caminhões basculantes habitáculos, compactadores, pipas, veículos leves e motos.
Em todo o Carnaval, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) disponibilizará uma equipe de 2.100 funcionários para a limpeza das ruas que receberão 355 blocos. Serão realizadas limpeza e lavagem de vias, coleta de resíduos de varrição e domiciliar, além de limpeza de bocas de lobo.
Imagens para download:
Crédito: Fernando Pereira/Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 l Foto 11 l Foto 12 l Foto 13 l Foto 14 l Foto 15 l Foto 16
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk