Notícia na íntegra

Sexta-feira, 28 de Novembro de 2014 | Horário: 18:47
Compartilhe:

Marginal Pinheiros ganhará nova iluminação em mais de 1.360 postes com 3.233 luminárias

O prefeito Fernando Haddad, acompanhado pelo secretário de Serviços, Simão Pedro, vistoriou na noite desta sexta-feira (28) as obras para a nova iluminação da Marginal Pinheiros, zona sul da cidade. No trecho da margem direita da pista (sentido Ponte do Socorro/Ponte dos Bandeirantes), já foram instalados aproximadamente 300 postes com 700 luminárias.

A estimativa é que a margem esquerda da Marginal Pinheiros (Cebolão à Ponte Transamérica) tenha 614 postes com 1.268 luminárias, e que a margem direita (Ponte do Socorro ao Cebolão) tenha 746 postes com 1.965 luminárias.

A ação, iniciada em outubro deste ano, faz parte do projeto SP Mais Iluminada, com o investimento da Prefeitura, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), de aproximadamente R$ 25,4 milhões.

“É uma iluminação mais eficiente que consome muito menos energia. Com isso a cidade ganha em todos os aspectos: em segurança para o trânsito, segurança para as pessoas e economia de recursos no pagamento da conta de iluminação pública”, afirmou o secretário-adjunto de Serviços, Renato Gonçalves sobre o projeto.

O projeto conta com a instalação de lâmpadas de LED, que possuem baixa manutenção e alta eficiência energética. Outra vantagem do LED é sua longa vida útil, com cerca de 12 anos, contra as antigas lâmpadas de vapor de sódio de 400w, cuja duração era de aproximadamente cinco anos.

Também estiveram presentes na vistoria o secretário municipal de Comunicação, Nunzio Briguglio e o vereador Reis.




SP Mais Iluminada
No início de 2013, havia um déficit estimado de 18 mil pontos de iluminação em toda a cidade. A correção deste déficit estava prevista na Meta 74 do Programa de Metas 2013-2014, executada no final do ano passado com 103,2% devido a implantação de 18,5 mil pontos.

A meta do "São Paulo Mais Iluminada" para 2013 era fazer 120 mil remodelações (substituição de lâmpadas de vapor de mercúrio por de vapor de sódio). Esse número também foi batido com a realização de 125 mil remodelações. Até setembro deste ano, a Prefeitura remodelou mais 60 mil pontos, somando 185 mil remodelações.

Além de lâmpadas de LED e vapor de sódio (Luz amarela), a ampliação da rede de iluminação, conta também com lâmpadas de vapor metálico (luz branca).

Desde 2013, a cidade já recebeu 45 mil novos pontos de iluminação, já considerando os 18,5 mil pontos informados acima. O parque luminotécnico da cidade é composto por cerca de 600 mil lâmpadas.

Locais iluminados com vapor metálico: Avenida Radial Leste e entorno da Arena Corinthians (cerca de 2.000 pontos), segundo trecho do Corredor Norte-Sul, que vai Anhangabaú a Praça Campos de Bagatelle (748 pontos), duplicação da Avenida Belmira Marin (634 pontos), Parque do Carmo (422 pontos), Praças do Forró e Mãe Preta (São Miguel Paulista). O Parque Ceret (Tatuapé) receberá 675 luminárias vapor metálico (obras estão sendo finalizadas e inauguração deve ocorrer agora em dezembro).

Locais iluminados com LED: Corredor Norte-Sul (Anhangabaú ao Aeroporto de Congonhas - 742 pontos), Entorno do Estádio Itaquerão, Córrego Ponte Baixa (região do M'Boi Mirim - 60 pontos), monumentos especiais, como: Viaduto do Chá, Ponte Estaiada, Biblioteca Mário de Andrade, Monumento às Bandeiras, Ponte das Bandeiras, Ponte Padre Avelino (Estaiada do Tatuapé).


PPP da Iluminação
No início de novembro foi realizada a primeira audiência pública para a apresentação e discussão do modelo da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública, iniciativa que prevê a modernização, expansão e manutenção de toda a rede de iluminação pública da cidade. Durante o encontro, o projeto foi apresentado e questões técnicas e operacionais foram levantadas pelos empresários presentes. Entre as intervenções previstas pelo edital, atualmente em consulta pública, está a substituição de lâmpadas de vapor de sódio de aproximadamente 580 mil pontos de luz por luminárias de LED - ou de tecnologia melhor e mais econômica.

O investimento estimado no valor de R$ 2 bilhões é limitado aos recursos da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip), valor pago pelo contribuinte na conta de luz. Os gastos para a implementação da nova tecnologia deverão vir da empresa investidora, que passará a ganhar com a economia de energia. Desta forma, a Prefeitura não terá nenhum gasto com os investimentos.


Saiba mais:
Haddad diz que modernização da iluminação pública prevista em PPP trará mais segurança


Sem custo extra, Prefeitura lança plano para iluminar cidade com LED 


Prefeitura fará PPP para a modernização da rede de iluminação pública


Haddad e empreendedores debatem propostas apresentadas para a PPP da Iluminação Pública



Imagens para download
Crédito: Heloisa Ballarini / SECOM e Leon Rodrigues / SECOM


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn