Notícia na íntegra

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023 | Horário: 13:26
Compartilhe:

Médicos orientam idosos sobre preconceito em razão da idade

Os atendidos entenderam melhor detalhes de um assunto ainda pouco abordado

Na última terça-feira (25), o Centro de Referência do Idoso (CRECI), localizado no centro da cidade, ofereceu uma palestra sobre 'Envelhecimento Saudável' para os atendidos do espaço. O projeto 'Minuto Gerontológico', foi desenvolvido pelos doutores Vinícius Altomani, Marcel Haiaratsuka e Eduarda Tanios, médicos geriatras do Hospital das Clínicas e professores de medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A palestra propôs bate-papo com os idosos sobre etarismo, prática de discriminação e até violência contra pessoas em relação a idade. As ocorrências etaristas são, na maioria das vezes, direcionadas a idosos.

No decorrer da palestra, a doutora Eduarda Tanios fez uma dinâmica com os atendidos, que colocavam em pauta os tipos de preconceitos que já sofreram.

Uma pesquisa desenvolvida pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, mostrou que o aumento de casos de depressão entre idosos não é causado por envelhecimento e sim pela incapacitação causada por terceiros. Frases como: "Você não tem mais idade para certas atividades"ou "Não deve fazer isso sozinho" provocam o sentimento de incompetência, tornando o idoso mais suscetível a desequilíbrios psicológicos.

O CRECI, localizado no Vale do Anhangabaú, é um espaço que tem como principal objetivo proporcionar atividades dinâmicas, debates e palestras que resgatem as relações de convivência entre pessoas idosas.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, e atende idosos acima de 60 anos. Os encaminhamentos são feitos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do território.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn