Notícia na íntegra
Milhares de argentinos acompanharam a classificação do país em jogo da Copa em São Paulo
Com jogo nesta terça-feira (1º) entre Argentina e Suíça na Arena Corinthians pelas oitavas de final da Copa do Mundo, os “hermanos” argentinos foram maioria na Fifa Fan Fest e nas ruas da Vila Madalena. Segundo a SPTuris, cerca de 30 mil argentinos vieram para São Paulo.
Desde as 9h30, dezenas de argentinos já esperavam em fila pela abertura dos portões da Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. Entoando os típicos cantos de torcida, os “hermanos” já eram maioria no espaço antes mesmo do início da partida. Por volta das 14h os portões foram fechados com 25 mil pessoas, lotação máxima do local.
O clima na Fan Fest era de festa dos argentinos, sem um minuto de silêncio durante toda a partida e a prorrogação. Mesmo a 20 quilômetros de distância da Arena Corinthians, onde acontecia o jogo contra a Suíça, os torcedores gritavam como se estivessem nas arquibancadas do estádio. As críticas, combinadas com gritos de incentivo, continuaram até os minutos finais da prorrogação, quando a Argentina abriu o placar e o Vale do Anhangabaú explodiu em festa.
Apesar da rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol, os “hermanos” estão animados com a recepção que estão recebendo em São Paulo. O argentino Paulo Parasuco, 40, veio de carro para São Paulo e está hospedado em um hotel. Ele elogiou a simpatia dos paulistanos. "Dizem que há uma rixa entre brasileiros e argentinos. Obviamente que eu quero que a Argentina ganhe no futebol e vocês desejam o mesmo para o Brasil. Mas na rua, não sinto qualquer rivalidade. Os paulistanos são muito amáveis e gentis. Sempre que precisamos de informações, eles tentam nos ajudar. Achei a cidade muito bem sinalizada e, sobretudo, limpa", afirmou.
A argentina Fiona Barbier, 25, saiu de San Isidro (cidade próxima a Buenos Aires) na segunda-feira passada (23). Veio pedindo carona, chegou a São Paulo no sábado (28), e se hospedou na casa de brasileiros. Ela cogitou ir ao Itaquerão na esperança por um ingresso, mas preferiu a Fan Fest para ter a certeza de que assitiria ao jogo. "Os brasileiros são um povo muito bom. Tenho vindo à Fan Fest para assistir aos jogos. Esse espaço é maravilhoso. Acabo passando grande parte do dia aqui. Estou usando muito o Metrô. Gostei bastante. Apesar de não muito grande, ele é limpo e organizado", disse.
Vila Madalena
Torcedores de todo o mundo lotaram as ruas da Vila Madalena, fazendo uma grande festa entre os intervalos dos jogos, em busca de novas amizades e descontração, transformando este tradicional bairro boêmio da cidade no ponto turístico preferido dos estrangeiros.
“Eu cheguei aqui dois dias antes da abertura e assisti Brasil e Croácia sem nenhum problema. Estava com receio por causa da rivalidade entre Brasil e Argentina, mas vestimos a nossa camisa, cantamos e torcemos juntos. Por mais que a gente brinque, os brasileiros têm muito respeito por nós. Estivemos em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e foi São Paulo que encantou meu grupo de viagem, pelas pessoas e principalmente pela Vila Madalena, que é um bairro muito bonito. Tenho certeza que estamos na maior festa e espero voltar muitas vezes aqui”, disse o argentino Daniel, de 27 anos.
Foto: Heloisa Ballarini / Secom
Daniel curte com seus amigos na região da Vila Madalena
Com um grupo de amigos cheios de adereços com as cores da bandeira norte-americana, o americano Dominic, de 24 anos, também elogiou a cidade. “São Paulo é uma cidade muito grande, como Los Angeles e São Francisco. É uma cidade muito urbana com boa comida, bons bares e eu estou gostando muito, principalmente desta região. O brasileiro é um povo muito animado, estão sempre abertos, sempre muito educados e hospitaleiros. Estamos levando de volta muitos souvenires, mas principalmente muitas histórias que guardaremos para sempre. Sem dúvidas esse é o melhor momento da minha vida”, afirmou.
Estacionamento
A Prefeitura de São Paulo disponibilizou o Sambódromo, na zona oeste, e o autódromo de Interlagos, na zona sul, para os argentinos que vieram de motorhome ou carro para a cidade de São Paulo para assistir ao jogo. Até às 19h desta segunda-feira (30), cerca de 350 pessoas em 120 veículos estavam instaladas no Sambódromo e outros 35 argentinos em nove carros em Interlagos.
O sambódromo, que abriu as portas para os hermanos no sábado (28), além de espaço para estacionar o motorhome, conta com 35 banheiros e quatro chuveiros. A estrutura, que não tem custos para os turistas, oferece ainda a segurança com a presença de 12 guardas civis metropolitano (GCM) e 20 profissionais privados. Uma ambulância e quatro bombeiros também estão disponíveis no local para os argentinos. O espaço tem 400 vagas para carros.
No Autódromo de Interlagos, além de vagas para 150 trailers, a Prefeitura disponibilizou ainda dez banheiros e seis chuveiros. A segurança dos torcedores argentinos é feita por quatro GCMs e 14 profissionais privados. No local, ainda foi disponibilizado uma área para que os argentinos possam fazer churrasco ou o tradicional assado. Também foi cedido transporte para o deslocamento entre a área dos motorhomes e os chuveiros que ficam no kartódromo.
Imagens para download:
Vila Madalena - Crédito: Heloisa Ballarini / Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7
Fan Fest - Crédito: César Ogata / Secom
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk