Notícia na íntegra
Minidocumentário mostra como Jovens de 18 a 24 têm aproveitado a oportunidade de emprego no POT Defesa da Vida
A série documental ‘Construindo Histórias’ traz a nova rotina de trabalha de Diana, jovem que viu sua chance de voltar a ter renda fixa em uma das duas mil vagas oferecidas pelo no Programa Operação Trabalho – POT Defesa da Vida.
De iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) e de Segurança Urbana (SMSU), o POT deu a jovens como Diana a esperança e a oportunidade de trabalho num momento em que a pandemia fez muitos jovens pausarem seus projetos pessoais de autonomia financeira.
O novo POT está ajudando a inserir jovens com idade entre 18 e 24 anos para aturem como agentes de prevenção à Covid-19 em apoio as equipes da Defesa Civil, GCM e GCM Ambiental e das unidades de saúde espalhadas por toda a cidade.
Os critérios do programa, estar desempregado há mais de quatro meses, ter renda de até meio salário-mínimo por pessoa da família, morar na capital e não receber benefícios pareceram servir perfeitamente para Diana Sena Lima, que perdeu seu emprego com entretenimento e vivia de “bicos” até ser selecionada pelo POT.
“Eu pago aluguel com água e não estava tendo renda nenhuma, só alguns bicos pequenos para poder conseguir um dinheiro para as necessidades básicas”, conta a jovem.
No Construindo Histórias dessa semana, você vai saber como Diana e os outros jovens selecionados cumprem quatro horas de trabalho por dia, totalizando 20 horas semanais, para garantir a bolsa auxílio mensal no valor de R$ 769,95.
Trabalho Qualificado
A atividade do POT Defesa da Vida tem duração de seis meses e os beneficiários devem cumprir 96 horas de atividades de qualificação profissional, por meio de atividades EAD no Portal Cate, visando a reinserção no mercado de trabalho ou na geração de renda por meio do empreendedorismo.
“Em cada um desses projetos POT, o nosso objetivo é chegar aonde estão os mais vulneráveis, é nos tornar uma espécie de trampolim para quem mais precisa dessas oportunidades para que eles não parem e continuem se qualificando e buscando novas oportunidades”, explica a diretora do Departamento de Qualificação Profissional da SMDET, Priscila Rosa dos Santos.
Construindo Histórias
A série Construindo Histórias relata serviços municipais pelas experiências dos cidadãos paulistas. Nesse episódio, Diana conta como ser selecionada pelo POT Defesa da Vida tem ajudado na sua autonomia financeira.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk