Notícia na íntegra
Na Vila Prudente, Prefeitura participa da inauguração da revitalização da Praça Chicão – Favela Haiti 3D, que também recebe ações voltadas a programas de emprego e renda da gestão municipal
Mais de 290 famílias que vivem na Favela Haiti, na Vila Prudente, zona Leste, terão suas vidas transformadas graças à inauguração da Praça Chicão – Favela Haiti 3D, por meio de uma parceria da Prefeitura de São Paulo e a iniciativa privada. A entrega do espaço, que recebeu obras de infraestrutura, área de lazer e ficou mais colorido com o macro mural imersivo de grafite, "Raízes do futuro", realizado pelo artista Wes Gama e pela comunidade, aconteceu nesta quinta (24), durante a 10ª edição do programa Prefeitura Presente. Saiba mais
Além das melhorias de infraestrutura, a ação contempla realizações de empregabilidade empreendedorismo e capacitação profissional. Mais de 45 pessoas foram contratadas pela Prefeitura de São Paulo, via Programa Operação Trabalho (POT), para agricultura nos cuidados da horta e para o POT Zeladoria, para os cuidados de praças no entorno da região.
O evento teve a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e também da vice-presidente de Reputação e Marca da Rock World (empresa que criou e organiza o os festivais de música The Town e o Rock in Rio) Roberta Medina, e representantes da Gerando Falcões, Vozes das Periferias, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen.
"É fantástico a gente ver como a comunidade abraçou (o projeto Favela 3D) e isso é o mais importante. Juntos, vamos fazendo as transformações. Como prefeito da cidade, me sinto muito feliz. Há vários problemas, mas quando vem alguém e nos dá a mão para caminharmos juntos, esse percurso fica muito mais gostoso", destacou o prefeito Ricardo Nunes.
Também estão sendo realizadas diversas obras, como reparos nas moradias, construção de sobrados e assobradados sustentáveis, abastecimento de água e tratamento de esgoto.
“O que estamos vendo acontecer aqui na Favela do Haiti mostra que quando existe vontade e união, podemos mudar a vida das pessoas e transformar nossas cidades e o mundo em um lugar melhor para todos nós. Isso está no DNA do Rock in Rio e também nos valores do The Town. Não adianta a gente fazer uma festa bonita se a gente não cuidar da nossa cidade, se não cuidarmos das pessoas”, acredita Roberta Medina.
Revitalização
O projeto da nova Praça Chicão (nome escolhido pelos moradores da Favela Haiti 3) foi idealizado pela arquiteta Josiane Retzlaff e alunos voluntários da Escola da Cidade. Agora, o espaço conta com dois decks de madeira, um palco para a realização de shows e um parquinho como nova opção de lazer para as crianças, com balanço, gangorra e até um jogo de amarelinha pintado no chão. A área da praça também passou por obras de canalização da rede de esgoto e pavimentação.
Outro destaque para moradores e visitantes é o macro mural imersivo, "Raízes do futuro", que dá novas cores e contornos para as fachadas ao redor da praça. Uma apreciação artística em 360º, trazendo temas importantes para a história da comunidade, como a natureza que representa as origens haitianas, margaridas simbolizando as mulheres empoderadas, as crianças que viverão em uma favela Digna, Digital e Desenvolvida, além de animais de forma vibrante e colorida.
Medidor de evolução
Para acompanhar o andamento das obras e entregas previstas, foi instalado um "dignômetro", na praça central. Este painel é constantemente atualizado para que os moradores estejam a par de todas as ações que estão sendo realizadas. Atualmente, ele aponta que 67% dos espaços foram revitalizados, 28% das moradias transformadas – 32 de 115 com melhorias como reformas de banheiro, troca de portas, janelas etc –, 66% das pessoas inseridas no mercado de trabalho e 23% de pessoas qualificadas para o mercado.
Estão em andamento ainda um curso de maquiagem para 20 pessoas e a construção do Centro Comunitário. Os próximos passos são a parceria com Escola da Cidade, o programa Jovem do Futuro – que promoverá cursos para aperfeiçoamento de competências socioemocionais e técnicas com foco na preparação de jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho –, o curso de educação financeira e a formação do Rede Favela, cujos trabalhos estão previstos para ter início no mês de setembro.
Beatriz Ribas, gerente de território da Gerando Falcões, detalhou tudo o que vem acontecendo na comunidade. “Hoje é um grande dia, um grande marco para os moradores da Favela do Haiti. A praça, na verdade, é um símbolo social de convivência, de harmonia, de início do nosso trabalho. Temos aqui quatro meses de trabalho e ainda teremos outros 20”, finalizou Beatriz.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk