Notícia na íntegra

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2013 | Horário: 17:25
Compartilhe:

Novo portal da Prefeitura terá informações em tempo real sobre período de chuvas


O site da Prefeitura de São Paulo foi reformulado e atualizado para fornecer aos cidadãos melhor acesso às informações sobre os serviços públicos e notícias. Como parte das ações previstas para a Operação Chuvas de Verão, lançada em novembro, o site também informa sobre as ocorrências na cidade, em tempo reale localizadas por meio de um mapa.


 


Conheça as principais novidades do Portal:


 


Painel


O painel sobre a foto principal, do lado direito, traz as informações que o cidadão precisa para se deslocar pela capital: clima, trânsito, qualidade do ar, aeroportos e placas de rodízio, em tempo real. Em caso de a cidade entrar em estado de atenção, alerta ou alerta máximo, o painel fornece informações complementares como árvores caídas, semáforos em manutenção, pontos de alagamento e alterações no transporte público. É possível acompanhar também o twitter@saopaulo_agora com as últimas ocorrências pelas ruas e avenidas da cidade.


“Nós pretendemos, junto às equipes das secretarias e das subprefeituras, fornecer ao cidadão o maior volume possível de informações em relação ao que vai ocorrer no período de verão. Fizemos todo um planejamento que permite ao cidadão, em qualquer lugar da cidade, ter acesso à informação por meio digital. O desenvolvimento tecnológico da CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e de outros setores de monitoramento climático possibilita transmitir essa informação com segurança em um prazo que permitirá às pessoas se programarem”, afirmou o secretário Nunzio Briguglio.


 


Mapa de Serviços 
Essa ferramenta apresenta a localização geográfica dos equipamentos públicos de São Paulo em várias áreas: saúde, educação, transportes etc. Durante a vigência da Operação Chuvas de Verão, o mapa mostra também as últimas ocorrências como queda de árvores, pontos de alagamento, semáforos em manutenção, além das obras de contenção de enchentes, facilitando a volta para casa do paulistano.


 


Cidadão
As informações sobre todos os serviços oferecidos pela Prefeitura foram atualizadas, reorganizadas e distribuídas em 12 temas: Casa e Moradia, Rua e Bairro (iluminação, lixo, calçada), Família e Assistência Social (programas e benefícios), Transportes (bilhete único, multas, faixas), Finanças (Impostos, parcelamento de dívidas), Trabalho, Saúde e Bem-estar, Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Animais e Segurança. Já os sites das secretarias permanecem inalterados. 


 


Durante o período de chuvas, o Portal usará cores diferentes para identificar cada estado de criticidade (observação, atenção, alerta e alerta máximo).

Azul: é considerado estado de observação quando não houver mudanças significativas na condição do clima


Amarela: se o volume de chuvas tiver a possibilidade de provocar alagamentos é decretado estado de atenção.


Laranja: com a confirmação do transbordamento de córregos e rios é chamado estado de alerta.


Vermelho: o alerta máximo se dá em casos excepcionais, quando rios e córregos de diversas regiões transbordam e não voltam ao normal. Desde que a CGE foi criada, em 1999, São Paulo não teve registro de alerta máximo.


 


Além do novo site, relógios, pontos de ônibus e mídia internos e externos, redes sociais divulgarão dados e registros do CGE e do Centro de Controle Integrado (CCOI). Campanhas publicitárias serão feitas pela Prefeitura e concessionárias entre dezembro e março, tanto com caráter educativo, quanto preventivo. O serviço 156 será fortalecido no período para atender o cidadão.


 


Acesso às notícias do antigo site


Para acessar as matérias anteriores a setembro de 2013, clique aqui


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn