Notícia na íntegra
Novo trecho de ciclovia começa pela região central
O prefeito Fernando Haddad visitou neste sábado (7) os primeiros 1,6 quilômetro de ciclovia entre o Largo do Paissandu e a Sala São Paulo, na região central da cidade. As obras começaram nesta semana e fazem parte do projeto da Prefeitura que visa implementar 400 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas até o fim de 2016.
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e representantes de entidades que defendem o uso de bicicleta também participaram da visita técnica deste sábado. O ciclista Daniel Guth, diretor de Participação da Ciclocidade, uma associação de ciclistas urbanos, lembrou que os carros utilizam 1/3 do espaço viário mas ocupam 70% das vias. Por isso, a necessidade de redistribuir o espaço público.
“Estou muito grato em saber que a Prefeitura está aberta a esse debate [sobre o uso do espaço viário]. De forma macro, o plano da Prefeitura é muito ousado, e gera esse debate”, afirmou Daniel, que pedalou o trecho visitado hoje ao lado do prefeito Haddad.
Na última quarta-feira (4), durante a 7ª reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT), o secretário Jilmar Tatto anunciou a implantação dos 400 km de ciclovias, nos próximos dois anos e meio. Os novos percursos deverão ser espalhados pela cidade conectados com outros modais de transporte, como terminais de ônibus, equipamentos públicos, escolas, praças, parques e locais de trabalho. Nos projetos concebidos pela área de planejamento cicloviário da CET, o custo por quilômetro está estimado em R$ 200 mil. No total, o investimento será da ordem de R$ 80 milhões.
A nova ciclovia começa no Largo do Paissandu, na esquina com a rua Antônio de Godói, e passa pela avenida Cásper Líbero e rua Mauá. O projeto prevê um novo padrão, com faixas laterais segregadas e sinalizadas, que não interferem no trânsito de pedestre. Além de lazer, a nova ciclovia pode ser usada como caminho para pequenas viagens na região central.
Atualmente, a cidade possui 63,01 km de ciclovias de um total de 259,11 km da malha cicloviária total (há diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, entre ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer, ciclofaixa definitiva e rotas de bicicletas).
As novas ciclovias deverão seguir o seguinte padrão:
· Ligações perimetrais e radiais: constituição de rede estrutural cicloviária
· Conectividade dos trajetos
· Linearidade: menor distância possível na viagem
· Funcionalidade: importância das ligações que proporciona (escolas, praças, etc.)
· Integração modal com transporte de média e alta capacidade
· Uso da estrutura como meio de transporte
· Preferência por ruas secundárias
· Não se eliminar a faixa de rolamento
· Implantar preferencialmente no lado esquerdo
· Ser preferencialmente bidirecional
A princípio, a implantação das ciclovias será no lado esquerdo por questão de segurança. A prioridade continua sendo o pedestre, seguido pelo transporte coletivo e, agora, o estímulo será mais intensivo ao uso da bicicleta como meio de transporte.
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Crédito: João Luiz / Secom
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