Notícia na íntegra

Sexta-feira, 24 de Dezembro de 2021 | Horário: 14:31
Compartilhe:

Núcleo de Convivência para Adultos Dom Orione faz almoço especial de Natal para pessoas em situação de rua

Local é gerenciado pela OSC Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita e serve aproximadamente 270 refeições diárias

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, acompanhado pelo secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Jr. visitou o Núcleo de Convivência Dom Orione, na Bela Vista. Nesta sexta-feira (24), o espaço, administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita, ofereceu um almoço especial à população em situação de rua.

“Este é um trabalho fantástico realizado pelo Núcleo de Convivência Dom Orione, que todos os dias serve almoço e café da manhã para a população em situação de rua. Ficamos muito felizes pelas várias parcerias que temos como esta”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Diariamente, o Núcleo de Convivência para Adultos Dom Orione oferece 270 refeições às pessoas em situação de rua, com café da manhã e almoço. O espaço tem capacidade para 72 pessoas ao mesmo tempo, por isso, são organizados seis grupos diferentes para as refeições.

“As nossas obras sociais atendem diariamente mais de mil pessoas com refeições, desde a creche, que tem um convênio com a Secretaria Municipal de Educação, também o Mova, os idosos, jovens e dependentes químicos. Isso só é possível pelas nossas duas fontes de sobrevivência, os convênios com a Prefeitura e a nossa grande festa da Achiropita, onde 1.200 voluntários trabalham”, destacou o pároco e presidente das Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita, Padre Antônio Sagrado Bogaz, sobre o trabalho da organização.

O Núcleo de Convivência para Adultos Dom Orione conta com sala de cinema, refeitório, salas de informática, artesanato, palestras e biblioteca. São oferecidas oficinas de computação, cursos profissionalizantes, artesanato, atividades físicas e de lazer, além de prestar atendimento social com encaminhamentos para Centros de Acolhida, Saúde e Emprego.

“Se não fosse a parceria que temos com a Prefeitura, nesses dois anos de pandemia a casa já teria fechado. A Prefeitura é o nosso braço direito para o oferecimento dessas refeições e para manter a casa”, disse o gerente da casa, Antônio Oliveira.

O espaço funciona segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos finais de semana e feriados das 7h às 12h. Para hoje estão previstas 250 refeições.

Serviço:
Núcleo de Convivência para Adultos Dom Orione
Funcionamento por distribuição de senhas
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Finais de semana e feriados das 7h às 12h.
Endereço: Rua 13 de Maio, 478 – Bela Vista

Assistência Social no município

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) criou 726 vagas em equipamentos emergenciais e 1.454 vagas em hotéis, que foram transformados em Centros de Acolhida Especiais para idosos e famílias.

O Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (Seas) realiza buscas ativas nas ruas e oferece acolhimento nos equipamentos da rede. A aceitação, vale ressaltar, é sempre voluntária, com ou sem pandemia.

Ao todo, a rede socioassistencial municipal conta com 24.842 vagas em Centros de Acolhida, 3.812 vagas em Núcleos de Convivência, e foram aditadas, em caráter emergencial, mais 1.760 vagas, além de mais dois núcleos que serão entregues na região central e terão capacidade para 400 pessoas.

A população também pode ajudar solicitando uma abordagem social pela Central 156 (ligação gratuita, nas opções 0 e em seguida 3), que pode ser anônima. É importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência e características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

Próximas ações

O Censo da população em situação de rua, previsto para ser realizado em 2023, foi antecipado pela Prefeitura para 2021, em razão dos impactos da pandemia. A empresa contratada iniciou os trabalhos em outubro e a previsão é de que o levantamento seja entregue no início de 2022.

“Estes números ainda estão sendo consolidados, mas temos alguns indicativos de percepção de que houve um aumento das famílias e crianças nas ruas, o que fez que a gente fizesse um censo específico para crianças e adolescentes”, disse Carlos Bezerra Jr.

Também está em fase de estruturação, com finalização prevista para fevereiro, o Programa Reencontro, que tem como objetivo regulamentar a Política Municipal para a População em Situação de Rua, tendo como pilares o fortalecimento de vínculos e a construção de novos laços, ações integradas das secretarias de Habitação, Saúde e Assistência Social, e a oferta de alternativas para promover a autonomia das pessoas que vivem nas ruas da cidade.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn