Notícia na íntegra

Terça-feira, 29 de Janeiro de 2019 | Horário: 10:42
Compartilhe:

Núcleos de atendimento receberão ações intersecretariais da Prefeitura

Objetivo é promover, com mais intensidade, a autonomia dos moradores em situação de rua, público alvo desses serviços
1110223-

Com o objetivo de iniciar um plano de ações intersecretariais para aprimorar os serviços prestados pelos núcleos de atendimento da Prefeitura, o prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Castro, visita nesta terça-feira (29) a Casa Porto Seguro, na região central da cidade. O objetivo da ação é fazer com que a população em situação de rua, público alvo deste serviço, conquiste sua autonomia.

“Esse e os demais núcleos têm como objetivo estimular o processo de sociabilidade, na perspectiva da construção de vínculos interpessoais, buscando a inserção social para essa população que se encontra em situação de rua”, destaca o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Castro.

A Casa Porto Seguro é um dos 10 núcleos de convivência da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) para moradores em situação de rua que conta com um atendimento humanizado, com o objetivo de buscar o resgate, a valorização e a inserção dos indivíduos na sociedade. A unidade foi inaugurada em 1992 e é administrada pela Associação Evangélica Beneficente. Atualmente atende, em média, 132 pessoas por dia, entre homens e mulheres.

Os conviventes contam com aulas de alfabetização, prática de horta e grupo de reflexão. Além disso, jogam futebol e participam de palestras, aprendem artesanato em MDF e capoeira. Também há oficinas de jardinagem, conscientização ambiental, compostagem, música, grupos de saúde, festas, entre outras atividades.

 

Ofertas de trabalho
A Casa Porto Seguro oferece três refeições ao dia (café da manhã, almoço e lanche), com um cardápio balanceado, além de lavanderia e chuveiros. Os funcionários do local estimulam o resgate dos vínculos familiares e intrafamiliares e ainda fazem a articulação e contatos com fontes de oferta de trabalho. Em 2018, 2.890 conviventes participaram de atividades de geração de renda.

O espaço funciona das 8h às 17h, todos os dias da semana, e conta com uma equipe de 14 funcionários de diferentes áreas. Além da SMADS, o local tem convênios com o Banco de Alimento da Cidade de São Paulo, Banco Ceagesp de Alimentos e com o SESC Mesa Brasil.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social conta com dez núcleos de convivência com um total de 3.122 vagas, sendo que alguns fazem encaminhamento para pernoite em Centros de Acolhida. Uma das unidades, a Rede Rua, possui um restaurante comunitário com 300 vagas.

Os espaços também recebem pessoas que frequentam os Centros Temporários de Acolhimento, já que esses também são estimulados a participar de atividades socioeducativas.

 

Confira, abaixo, os demais endereços dos núcleos de convivência para adultos em situação de rua:

Casa Restaura-me
Rua Monsenhor de Andrade, 746 – Brás

São Martinho de Lima
Rua Siqueira Cardoso, 277 – Belenzinho

Porto Seguro
Rua Porto Seguro, 235 - Ponte Pequena

Dom Orione
Rua Treze de Maio, 320/392/430/478 - Bela Vista

Prates
Rua Prates, 1101 – Bom Retiro

Núcleo Santa Lúcia
Rua Promotor Gabriel Nettuzzi Perez, 81

Chá do Padre    
Rua Riachuelo, 268

Centro Comunitário São Martinho de Lima – Povo de Rua
Rua Cajuru, 362 – Belenzinho

Núcleo Boracea
Avenida Norma Pieruccini Gianotti, 77 – Barra Funda

Rede Rua
Rua Dr. Penaforte mendes, 56 - Bela Vista

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn