Notícia na íntegra

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014 | Horário: 09:10
Compartilhe:

Número de alunos por sala na pré-escola e ensino fundamental será reduzido em 2015

A Secretaria Municipal de Educação vai reduzir o número de alunos por sala de aula na pré-escola e também no ensino fundamental, do 3º ao 9º ano. A redução será gradativa, a partir de 2015. A determinação está prevista na Portaria 6.123, publicada no Diário Oficial da Cidade nesta terça-feira (21), que dispõe sobre as diretrizes, normas e períodos para a realização de matrículas.



"Dentro do espírito de acabar com a aprovação automática nas escolas, não basta decretar o fim da aprovação, tem que criar condições para isso. Uma delas é a condição de trabalho, ou seja, permitir que o professor consiga se apropriar mais da sala de aula e, para isso, a redução da sala é essencial. É um programa gradual, a cada ano vai conquistar uma marca até chegar ao ideal", afirmou o prefeito Fernando Haddad nesta terça-feira (21), após o lançamento do Projeto São Paulo Mais Verde.



No ensino fundamental, as salas do 3º ao 9º ano terão, a partir do próximo ano, no máximo 33 alunos por professor no lugar dos 35 permitidos anteriormente. O 1º e o 2º anos do ensino fundamental, que já tinham um número menor de alunos, continuarão com no máximo 30 e 32 estudantes por educador, respectivamente.



Na educação infantil, as turmas de Infantil 1 e 2 (pré-escola), o número de alunos por turma/educador cairá de 30 para 29. Em casos excepcionais, a portaria anterior permitia até 35 crianças. Neste novo documento, se houver necessidade para atender a demanda da região, as turmas poderão ser formadas em proporções diferentes, conforme decisão da Secretaria em conjunto com as Diretorias Regionais de Educação.



A Portaria também prevê, pela primeira vez, a transferência de alunos matriculados em creche, desde que haja vaga. Atualmente, quando a família muda de endereço e não quer permanecer na mesma unidade, a criança volta para a fila.



A redução gradativa de alunos por professor está prevista no Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (o Mais Educação São Paulo), anunciado no ano passado e implantado neste ano.



Essa redução é um passo inicial para que as escolas tenham menos alunos por professor e representa o compromisso desta gestão com a qualidade da educação ministrada aos mais de 900 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A redução gradual do número de alunos por sala de aula da cidade deverá ser tema do Plano Municipal de Educação.



Veja o quadro comparativo





























































Nº DE ALUNOS POR EDUCADOR



2014



2015



Berçário 1



7



7



Berçário 2



9



9



Minigrupo 1



12



12



Minigrupo 2



25



25



Infantil 1



30



29



Infantil 2



30



29



1º ano do EF



30



30



2º ano do EF



32



32



Demais anos do EF



35



33



EJA



35



35



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn