Notícia na íntegra

Quinta-feira, 9 de Outubro de 2014 | Horário: 12:58
Compartilhe:

Obra na zona leste reorganiza circulação de veículos na 'Curva do S'

A confluência das ruas Bernardo de Chaves Cabral e Domingues Nobre, trecho conhecido como “Curva do S”, na zona leste, recebe desde julho obras de adequação geométrica que irão eliminar as curvas fechadas que complicam a circulação de ônibus e carros entre São Miguel Paulista e Itaim Paulista. O trecho é considerado um dos mais importantes gargalos no trânsito da região leste da capital. Com a intervenção, moradores e motoristas terão mais segurança e ônibus ganharão velocidade. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quinta-feira (9) a obra, que é reivindicada pela comunidade há mais de 20 anos.

“Eu vim aqui, fiquei 20 minutos observando e vi que o trânsito era tão grande que em todo esse tempo só um ônibus conseguiu fazer a curva. Mas para resolver esse problema, havia uma questão jurídica. Então com o trabalho dos especialistas, conseguimos não só dar uma solução para a ‘Curva do S’, mas a população vai também ganhar uma praça pública, com área verde”, afirmou Haddad.

No trecho, circulam diariamente ônibus urbanos e caminhões de grande porte, vindos da rodovia Ayrton Senna. A circulação é nos dois sentidos e não há espaço para dois veículos fazerem a curva. “De tarde aqui é um inferno. Mas o problema acontece sempre que dois veículos grandes têm que passar. Os ônibus e caminhões não conseguem virar, sobem na calçada, derrubam poste, entram nas casas, atropelam o pessoal”, disse o líder comunitário Euclides Kiko, que mora há 43 anos na região.

Com a obra, será construída uma nova ligação entre as ruas Cordão de São Francisco e Bernardo de Chaves Cabral com a rua Domingos Nobre. Será instalada uma rotatória, nova sinalização e recapeamento do entorno. O local também abrigará uma praça, com a preservação da área verde existente. Serão investidos R$ 2 milhões e a previsão é que a obra esteja concluída em 2015.

A “Curva do S” dificulta a circulação de veículos no entorno do viaduto Carlito Maia, que dá acesso a equipamentos públicos como escolas e unidades de saúde. Por conta de questões de regularização fundiária, o projeto teve que envolver uma equipe multidisciplinar. “Tínhamos problema com o córrego, tinha problema de desapropriação, tinha problema de todo tipo. Juntamos técnicos de todas as áreas da Prefeitura e conseguimos achar uma solução, para dar prioridade do transporte público”, afirmou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).

Após vistoriar a obra e conversar com os moradores, Haddad anunciou que também está previsto o início das obras da ponte Any, interditada há cerca de um ano por questões de segurança. A ponte cruza o rio Tietê e interliga o Itaim Paulista a Guarulhos. Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Guarulhos e com o governo estadual, o local receberá uma nova ponte.


Drenagem
Após vistoriar as obras da “Curva do S”, Haddad caminhou até o canteiro das obras de canalização do córrego da rua Manoel Barbosa dos Reis, uma das intervenções do Programa de Redução de Alagamentos. Numa extensão de 290 metros, estão sendo instaladas peças de concreto pré-moldado, conhecidas como aduelas, de 2,5m por 2m. Além disso, a rua também recebe guias, sarjetas, bocas de lobo e nova pavimentação, no trecho entre as ruas Bernardo Chaves Cabral e Valentim Lopes. As obras de drenagem foram iniciadas em julho de 2014 e têm previsão de término em dezembro de 2014.  O local recebe investimentos de R$ 3,2 milhões.

“Faz muitos anos que esperamos uma obra para as enchentes aqui na Vila Aimoré. Estamos acompanhando de perto e todo mês somos recebidos pela secretaria. Conseguimos colocar no projeto a cobertura deste pedaço do córrego, para ganharmos espaço para uma praça ou um posto de saúde no bairro”, disse o líder comunitário Anderson da Cunha.

Com o Programa de Redução de Alagamentos, 79 pontos com recorrência de enchente passarão por intervenções, como restauração de margens, sistemas de galerias de águas pluviais e pavimentação.

“Canalizar córregos, principalmente em áreas carentes, é uma obra social. A Prefeitura está fazendo uma série de pequenas intervenções que melhoram muito a vida das pessoas. E agora vamos contratar o projeto para obras em toda a bacia do Itaim Paulista”, afirmou o secretário Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras). Segundo Garibe, a secretaria publicará edital que permitirá a contratação do projeto de canalização do córrego Itaim e do controle de enchentes nos córregos Água Vermelha, Ribeirão Lajeado e Tijuco Preto, localizados na região.


Imagens para download:
Crédito: Fábio Arantes / Secom


Foto 1 |  Foto 2Foto 3Foto 4Foto 5Foto 6Foto 7Foto 8Foto 9Foto 10 Foto 11Foto 12 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn