Notícia na íntegra
Óculos para pessoas com deficiência visual ganham novas unidades em espaços da Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a aquisição de 60 novas unidades dos óculos OrCam My Eye. A tecnologia israelense permite que pessoas com deficiência visual ou analfabetas possam ler qualquer livro do acervo das bibliotecas à sua escolha, ao transformar em áudio o conteúdo escrito. A primeira entrega dessa nova aquisição será nesta sexta-feira (16), na Biblioteca Mário de Andrade (BMA), que recebe cinco novas unidades.
Desde 2018, todas as 54 bibliotecas da Coordenação do Sistema de Bibliotecas, além da BMA e do Centro Cultural São Paulo (CCSP), possuem, ao menos, uma unidade dos óculos, de modo a garantir a acessibilidade e o direto à leitura de todos. Agora, a ideia é aumentar ainda mais a oferta dos óculos, tornando as bibliotecas ainda mais inclusivas e incentivando a leitura.
“Essa tecnologia é revolucionária, pois permite que qualquer pessoa que antes não tinha acesso à leitura possa ler o livro que quiser e usufruir do vasto acervo das nossas bibliotecas”, afirma a secretária de Cultura Aline Torres. “Um único par de óculos é capaz de abrir as portas de milhares de mundos diferentes”.
A licitação contemplou a compra de 60 unidades do dispositivo, sendo R$14.900,00 cada, totalizando o valor de R$849.000,00 para aquisição dos óculos.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk