Notícia na íntegra
Oficina entre secretarias discute a construção de 'Territórios CEU'
Representantes de diversas secretarias municipais e das subprefeituras se reuniram nesta sexta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), no centro da cidade, em um workshop para articular e discutir a construção de nove Territórios CEU. Trata-se de projetos concebidos a partir da integração física e de gestão de diversos equipamentos municipais, a maior parte deles já existentes. O prefeito Fernando Haddad visitou o local e conversou com alguns grupos, divididos sob cada uma das subprefeituras envolvidas.
"De um lado, a oficina tem o propósito concreto de estar trabalhando em cima das plantas, procurando e identificando os equipamentos e buscando as estratégias de formação espacial. Por outro, busca também a articulação e fortalecimento desse entrosamento das equipes, que é fundamental", afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco. "Sendo o CEU algo que congrega um monte de ações, várias metas e várias secretarias, se não houver essa costura institucional, a coisa não vai com a mesma intensidade que a gente pretende", disse o secretário.
Participaram do workshop representantes das secretarias de Cultura, Educação, Desenvolvimento Urbano, Esportes, Direitos Humanos, Assistência Social e servidores das subprefeituras.
O Programa de Metas prevê a construção de 20 novos CEUs até o final de 2016. Desses, nove já estão em processo de licitação. As discussões desta sexta voltaram-se exclusivamente a esses projetos, pensados para as subprefeituras de São Miguel, Penha, Vila Prudente, Santo Amaro, Mooca, Vila Maria, Freguesia do Ó e Itaquera - esta última deve reunir dois Territórios CEU.
"Nosso trabalho tem consistido em levantar as principais necessidades da região e também as principais potencialidades", afirmou Katia Cristina dos Reis, coordenadora de Políticas para Crianças e Adolescentes, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Na ocasião, Katia trabalhava em cima do território da Vila Maria. No perímetro analisado, havia equipamentos da Saúde, Educação, Assistência Social, entre outros. "Essa região é cortada pela Rodovia Presidente Dutra e o local onde se planeja o Território CEU é justamente o mais vulnerável, onde a população tem uma necessidade maior de diretos. Levar o CEU para esta região é garantir a eles o acesso à cultura, educação, esporte e lazer", disse a coordenadora.
Territórios CEU
Os Territórios CEU serão concebidos a partir da integração física e de gestão dos diversos equipamentos municipais existentes. A maioria deles serão caracterizados pela implantação de novos edifícios em centros esportivos e clube escolas existentes, de forma a reutilizá-los e revitalizá-los. A eles serão incorporados outros equipamentos de seu entorno por meio de vias e espaços diferenciados. Escolas, centros esportivos, unidades de saúde e equipamentos de cultura, como teatros e bibliotecas, ganharão novos caminhos entre si, de modo que formem um conjunto único.
Essas vias, que deverão agregar a maior parte das intervenções do novo projeto, receberão melhorias no que diz respeito à iluminação, arborização, sinalização e segurança. Prevê-se também a criação de ciclovias para que não só as crianças, mas para que todos os cidadãos possam melhor usufruir os equipamentos e serviços a eles oferecidos pelo poder público.
Fotos para download: Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4
Crédito: Heloisa Ballarini / SECOM
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk